Foto: Iara Lima para RevistaOGrito!.

Foto: Iara Lima para RevistaOGrito!.

O que eu descobri –
Portinhola com letreiro bem discreto esconde autêntico restaurante integral e macrobiótico

Por Iara Lima

Tá bom, já sei, já sei. Os reclamões de plantão vão dizer “mas o restaurante funciona há trinta anos!”. E daí? Eu não conhecia e garanto que tem um montão de gente assim, feito eu, que ainda não tinha tido a oportunidade de ir lá. Estou falando do Céu e Terra, restaurante e centro de estudos que está cravado na Boa Vista e que serve alimentação integral e macrobiótica. O local funciona de segunda a sexta entre 9h e 19h e sábado até as 13h na Rua do Riachuelo, 641. Ah, eles também aceitam pedidos de entrega a depender do bairro!

Leia Mais: O que eu descobri
Manoel Cordeiro e Sonora Amazônica
Dezena, Centena e Milhar, de Arthur Chrispin
A China é aqui
O samba amazônico de Arthur Espíndola

Eu e um amigo terminamos esbarrando no Céu e Terra por acaso, já que se trata de uma portinhola com letreiro bem discreto. O cardápio muda diariamente e a média de preços varia de 3,50 (doces) até uma refeição completa por R$ 19. Normalmente a refeição te dá três opções como Dobradinha com feijão branco e bacalhau (composta por feijão branco, bacalhau, cebola cenoura, chuchu), que vem acompanhada de arroz integral e salada com alface americana e acelga. Outra opção é substituir o arroz por um risoto de legumes, também incrível. O chá digestivo é por conta da casa.

Tudo servido no restaurante é muito leve e saudável, preparado às vistas dos comensais, já que a cozinha – em estilo americano – se comunica com o salão, onde as mesas são dispostas de forma coletiva, formando grandes grupos de quatro mesas por fileira. Ou seja: se quiser se sentar, necessariamente terá que dividir a mesa com alguém e, portanto, socializar. A casa também possui uma mini mercearia onde os clientes podem adquirir produtos feitos lá mesmo, como queijo de soja ou pães integrais. Cereais e produtos naturais também podem ser encontrados por lá.

Às quartas-feiras, o Céu e Terra serve sua famosa feijoada vegetariana, onde o queijo de soja substitui as carnes suínas e, nas poucas vezes em que a proteína animal entra no cardápio, o peixe estrela a refeição. Outras delícias servidas por aqui são: kibe sem proteína animal (feito com grão de bico), Sopa cremosa de legumes, torta de triguilho (trigo para kibe com cebola, cenoura, azeitona, orégano e hortelã); Cozido (repolho, cebola, cenoura e vagem), Missoshiru com abóbora e cebola, Risoli de cará (cebola e azeitona), Sopa de gérmen de trigo (com cebola e cenoura) e Tempurá de legumes ou couve-flor ao molho (couve-flor, cenoura e cebola). A casa aceita cartões de débito e crédito.

Restaurante Céu e Terra fica no Centro de Autoeducação Vitalícia, na Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. O Fone de lá é o (81) 3222.0606.

Sem mais artigos