O Que É RSS / Feed?

O RSS é amplamente utilizado pela comunidade dos blogs para compartilhar as suas últimas novidades ou textos completos e até mesmo arquivos multimídia. No ano 2000, o uso do RSS difundiu-se para as maiores empresas de notícias como a Reuters, CNN, e a BBC. Estas empresas permitiam que outros websites incorporassem suas notícias e resumos através de vários acordos de uso. O RSS é usado agora para muitos propósitos, incluindo marketing, bug-reports, e qualquer outra atividade que envolva atualização ou publicação constante de conteúdos. Hoje em dia é comum encontrar feeds RSS nos maiores web sites e também em alguns pequenos.

Um tipo de programa conhecido como “feed reader” ou agregador pode verificar páginas habilitadas para RSS para os seus usuários e informar atualizações. Estas aplicações são tipicamente construídas como programas independentes ou como extensões de navegadores ou programas de correio eletrônico. Estes programas estão disponíveis para vários sistemas operacionais, inclusive existindo versões para web destes programas.

Os leitores RSS para web não requerem nenhum software e trazem os feeds dos usuários para qualquer computador com acesso web disponível. Alguns agregadores combinam feeds RSS entre outros feeds. Por exemplo: agregando diversos itens relativos a futebol de diversos feeds de desportos e criando então um novo feed de futebol.

FUNCIONAMENTO E ATUALIZAÇÃO

De uma maneira geral, permite o recebimento rápido de notícias ou informações, sincronizadas com os respectivos fornecedores de conteúdo, de maneira rápida, uma vez que o formato dos dados se restringe a texto simples.

Serve para receber uma lista de atualizações dos sites escolhidos, no momento em que elas ocorram. Muito usado em sites de notícias, sites de previsão do tempo, informações sobre o trânsito, informações econômicas e blogs. O Gmail (Serviço de Email do Google) também utiliza RSS no seu mecanismo. Fontes RSS podem ser achadas em diretórios como www.rssfeeds.com.br

A maioria dos navegadores já apresentam a possibilidade de agregar RSS no próprio software. Geralmente não apresentam tantas funcionalidades disponíveis como os outros agregadores.

LISTA DE ALGUNS SOFTWARES AGREGADORES DE CONTEÚDO:

Google Reader, Akregator, RSS Owl, FeedReader, Active Web Reader, Pluck RSS Reader, RSS Bandit, Blam Feed Reader, ThinFeeder, NewzJournal, Liferea

LISTA DE AGREGADORES VIA BROWSER

Firefox, Mozilla, Opera, Safari, Internet Explorer 7


O Que São Feeds? *

Fonte: Wikipedia
* Vídeo feito por Lee LeFever no Common Craft Show. Traduzido por Renata Pinheiro e legendado por Daniel Becher.