ogritofm_24_620x420-01

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), realizada no último mês de junho, nos levou a revisitar e redescobrir a . Homenageando , uma das principais expoentes desse movimento que, no Brasil, tinha como participantes , Torquato Neto, , Chacal, entre outros. A bem da verdade, a Flip, mesmo trazendo debates enviesados, em que homens falam de feminina (um ultraje!), nos fez abrir os olhos novamente à esses poetas cujas obras e seu impacto pareciam estar de recesso.

Revisitar os poetas marginais é reviver o ambiente muitas vezes non sense e niilista do tropicalismo. Os poetas dessa época articularam o coloquialismo sem repetir as descobertas modernistas, indo além da informalidade e da coloquialidade, transformando “suas palavras chulas” em crítica e instrumento de desconstrução das poéticas anteriores (do concretismo até João Cabral) e como estratégia de captação e reprodução do mundo.

O mercado editorial hoje vive uma redescoberta desses poetas. Entre os livros comentados no programa estão Destino Poesia (José Olympio), uma antologia organizada por Ítalo Moriconi com Ana C., Torquato Neto, Waly Salomão e Cacaso; Toda Poesia, de Ana Cristina César, lançado no ano passado e a nova coleção da Companhia das Letras, Poesia de Bolso.

Para discutir e falar sobre a importância desses poetas para a nossa contemporaneidade, convidamos a doutora em sociologia, Carolina Leão. Crítica literária, ela faz constantes colaborações para o Suplemento Pernambuco, caderno literário da Revista Continente Multicultural, foi curadora do Festival de Literatura da Cidade do Recife e repórter de literatura do Diario de Pernambuco.

O programa tem apresentação de Karol Fernandes com participação de Fernando de Albuquerque e Paulo Floro. A edição é de Edilson Lima. O programa tem incentivo do Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura e apoio da rádio Universitária FM 99,9Mhz. A gravação é na Phono Studio, de Casa Amarela.

Ouça o programa pelo Deezer, iTunes e TuneIn. Assine também nosso feed em seu app de podcast favorito para saber dos novos episódios toda semana.

Ouça os programas anteriores:

Sem mais artigos