Obra de Baccaro. (Divulgação).

Obra de Baccaro. (Divulgação).

O projeto de julho, no Recife, traz duas obras inéditas dos artistas e . Organizado mensalmente pela artista Lia Letícia, é uma das linhas de ação da galeria Maumau, no Espinheiro, Zona Norte da cidade. Surge de uma dificuldade encontrada pelos próprios artistas que circulam por lá: a falta de locais públicos, institucionais ou privados que abarquem uma produção de arte que não está preocupada com fronteiras de linguagem.

Andre Vieira traz para a Cinecão a vídeo/instalação/performática intitulado “Museu Escola”, uma obra que problematiza uma certa formação escolar centrada na repetição e na ordem. Andre trabalha nesta arqueologia de imagens e arquivos pessoais que, apesar de íntimo, nos ajuda nessa compreensão de narrativas reguladoras da formação infantil.

Francisco Baccaro, um artista já experiente que circula entre cinema e fotografia, propôs um site specific para o espaço da galeria: imagens abstratas, um vídeo caseiro e uma projeção fragmentada fisicamente. A galeria se desdobrando em obra, criando uma especialidade efêmera e única.

O Cinecão tem a honra e alegria de brindar, finalmente, o lançamento do primeiro numero da revista Só Sucesso!, impressa pela Livrinho de Papel Finíssimo Editora. Segundo os responsáveis: “é uma equipe de nerds fanáticos por música, inicialmente de Recife, com colaboradores também de SP, que decidiram se juntar pra falar de música. O zine (que jura que é revista) é uma primeira tentativa do coletivo de exercitar a crítica, que também é festa (Debate de DJs), comunidade do Facebook com mesmo nome, provavelmente radialistas de podcast, quem sabe um vlog… A necessidade de nos juntarmos surgiu do incômodo com a crítica no Brasil de agora, fugidia a enfretamentos, pouco ou nada formativa, muitas vezes cordata, demasiado informativa, quando não acadêmica, dispersa na genialidade da semana, triturada pela vibe dos canais virtuais, encantada direta ou indiretamente com o sistema SESC do Sudeste, muitas vezes deste mesmo eixo Sul do território nacional.

A edição do Cinecão traz ainda o filme Botinada, de Gastão Moreira, seguido de um debate conduzido pelo músico Yuri Bruscky, as 18h. Na sequência, discotecagem de Thelmo Cristovam, e “Debate de DJs”, com Leilane, Germano, Aroldo e Guto.

A revista Só Sucessos será vendida por R$ 3. O evento começa às 18h na Maumau (Rua Nicarágua, 173, Espinheiro).

cinecao

Sem mais artigos