Nação Zumbi lançou o clipe de “Refazenda”, regravação da banda pernambucana para o clássico de Gilberto Gil. Imagens inéditas de Gil nos anos 1970, na Bahia, são destaques no vídeo. A direção é de Denis Cisma, com direção da Paranoid.

Captadas pelo fotógrafo Mario Luiz Thompson de Carvalho, as imagens exclusivas mostram, através das lentes de uma Super 8, momentos pessoais de Gil na praia entre familiares e amigos. “Atendendo o desejo da banda de ter a imagem de Gilberto Gil na produção, comecei a estudar formatos para essa premissa. Então, resolvi buscar materiais originais que nos dessem a oportunidade de revisitar o tempo retratado na música. Foi quando encontramos Mario Luiz Thompson e seu acervo”, conta Denis Cisma.

Ao estudar a letra, o diretor da Paranoid descobriu que ‘Refazenda’ é uma palavra criada pelo cantor para representar Guariroba – uma fazenda localizada no Planalto Central, onde Gil desejava montar uma sociedade alternativa. Além disso, o termo também carrega o significado de ‘refazer’. Indo mais afundo, o diretor descobriu ainda que o compositor se inspirou no baião e nas cantigas nordestinas, ao compor a música em versos alexandrinos – métrica utilizada em poemas do Nordeste.

O diretor ainda se inspirou em uma entrevista na qual Gilberto Gil revelou escrever ‘Refazenda’ preocupando-se primeiramente com as rimas e, após ter o material completo no papel, procurou encontrar um sentido para a obra.

“Refazenda” faz parte do novo disco da Nação Zumbi, Radiola NZ, que é composto todo por covers.

Sem mais artigos