jeff

As primeiras gravações de Jeff Buckley ganharão o mundo pela primeira vez pela Columbia no dia 11 de março de 2016 na coletânea You and I. Os arquivos foram descobertos recentemente no arquivo da Sony Music e incluem registros de estúdio de covers de Bob Dylan, Sly & the Family Stone, the Smiths, Bukka White e Led Zeppelin, entre outros.

As 10 faixas (a maioria delas registrada no Shelter Island Studio, de Steve Addabbo, em fevereiro de 1993) são praticamente inéditas há mais de duas décadas. Recentemente descobertas nos arquivos da Sony Music durante a pesquisa para a edição de 20º aniversário do álbum Grace, de Buckley, as faixas de You and I são uma revelação, um retrato íntimo do artista executando diversos covers e faixas originais.

Há muito tempo comentadas, porém nunca escutadas fora do estúdio, as faixas de You and I jamais foram pirateadas ou disponibilizadas para o público em qualquer formato. Essas gravações seminais são um tesouro perdido para os fãs, uma rara oportunidade para ouvir Jeff Buckley no auge da forma

As músicas revelam, em parte, um gosto bem eclético de Jeff Buckley. Os covers do álbum incluem interpretações altamente particulares de Jeff para canções escritas por Bob Dylan (“Just Like a Woman”); Sylvester Stewart (“Everyday People”, gravada por Sly & the Family Stone); Joe Green (“Don’t Let the Sun Catch You Cryin’”, gravada por Louis Jordan e Ray Charles, entre outros); Bob Telson (“Calling You”, gravada por Jevetta Steele para o filme Bagdad Café, de 1987); Morrissey e Johnny Marr (“The Boy with the Thorn in His Side” e “I Know It’s Over”, gravada pelo The Smiths); Booker T. Washington “Bukka” White (“Poor Boy Long Way from Home”, uma gravação “de campo”, de 1939, realizada por John Lomax) e John Paul Jones/Jimmy Page/Robert Plant (“Night Flight”, gravada pelo Led Zeppelin).

“Sempre que escolho e adoto um cover é porque aquela música teve algo a ver com a minha vida e ainda marca um período da minha vida em que eu precisava daquela música mais do que qualquer outra coisa”, disse Jeff Buckley em entrevista para o fanzine Plane Truth, em 1994.

Completando You and I há duas composições originais de Jeff: a primeiríssima gravação de sua canção mais famosa, “Grace”, e “Dream of You and I”, uma misteriosa e assombrosa faixa que resume bem o clima profundamente intimista e pessoal do álbum.

You and I é simplesmente isso: Jeff Buckley e o ouvinte sozinhos dentro do estúdio enquanto ele toca e canta as músicas que tinham o maior significado para ele naquele momento.

You and I sairá em CD e LP e está disponível em pré-venda no iTunes.

Sem mais artigos