Evento do Mulherio das Letras Nordeste será no Recife neste final de semana (31 de agosto a 2 de setembro), com a presença de escritoras e quadrinistas.

A iniciativa surgiu para fortalecer e prestigiar as mulheres do mercado editorial. O movimento que existe virtualmente o ano inteiro, inclusive em outros países, teve seu primeiro encontro nacional em outubro do ano passado, em João Pessoa.

Maria Valéria Rezende fará a abertura na sexta (31), às 19h, numa conversa sobre “o começo e as novas possibilidades” do círculo. Neste dia as atividades vão ocorrer na Casa Astral, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife. Na sequência será feita a homenagem à escritora e educadora Nísia Floresta. Haverá exposição de textos e imagens da escritora. Mais tarde, às 20h30, há exibição do curta Deusa e debate com a produtora e poeta Mayara Millane.

A programação segue no sábado, a partir das 9h no Edf Texas, na Boa Vista, onde vai ficar exposta a mostra fotográfica Um Toque de Poesia. As imagens montam um alerta de prevenção ao câncer de mama com poetas potiguares.  No Texas, na programação matutina haverá contação de histórias, com Adélia Oliveira, e na sequência um debate com mulheres autoras de quadrinhos independentes, com o time de ilustradoras e quadrinistas: Coletivo Gatamarela (Jaqueline Lima e Kau Bispo), Mari Ilustra (Mariana Souza), Ilustra Thaís (Thaís Cavalcanti), Leticafe (Letícia Carvalho), Bárbara Machado e Clarissa Cabral.

Durante o dia serão realizadas intervenções artísticas no espaço. Como a intervenção poética na praça em frente a casa da escritora Clarice Lispector, em homenagem a ela. E a intervenção “Estudos sobre o corpo feminino: aTERRAr”, com a atriz Julienne de Sá, às 14h, e às 16h30, a intervenção TRANSpassar com Sophia William.

No domingo, o Mulherio volta a Casa Astral onde ocorre, às 11h, lançamentos simultâneos de diversos títulos.

 

Sem mais artigos