O novo de Jodorowski estreia na Mostra. (Divulgação).

O novo de Jodorowski estreia na Mostra. (Divulgação).

A força do cinema latina aparece (mais uma vez) na , que começa esta semana. A seleção de filmes deste ano conta com títulos premiados dentre as 19 obras confirmadas dos nove países latino-americanos presentes, incluindo o novo longa do cineasta chileno . Os novos autores também chegam com força, sendo sete diretores estreantes premiados internacionalmente.

Além da Mostra Brasil, o continente latino-americano está representado na Mostra com uma seleção de 19 títulos produzidos por Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela, e México. Esses e outros países também figuram em outras coproduções, inclusive premiadas, como o equatoriano ALBA, de Ana Cristina Barragan, vencedor do Prêmio Lions em Rotterdam 2016; o chileno Las Plantas, de Roberto Doveris – Urso de Cristal no Festival de Berlim 2016, outorgado pelo Júri Jovem do evento; e Nunca Vas A Estar Solo, do chileno Alex Anwadter vencedor do Prêmio Teddy no Festival de Berlim 2016.

A Mostra destaca ainda o mais recente trabalho do diretor chileno Alejandro Jodorowsky, com , e o segundo longa da diretora paraguaia Paz Encina (Hamaca Paraguaya, vencedor do Prêmio da Crítica na 30ª Mostra), EXERCÍCIOS DA MEMÓRIA.

Os convidados já confirmados dos nove países que estarão representando a América Latina nesta edição são: María Aparicio (diretora de As Ruas); Camilo Carmona e Carlos Leiva (respectivamente, ator e diretor de El Primero de la Familia); Daniel Dreifuss (produtor de Nunca Vas a Estar Solo); Martín Mejía (diretor de Nascimento); Miguel Kohan (diretor de O Francesito); Xiaobin Zhang (atriz de Futuro Perfeito).

Essa é a lista dos filmes latinos este ano:

AS RUAS
María Aparicio

ALBA
Ana Cristina Barragan

FUTURO PERFEITO
Nele Wohlatz

O FRANCESITO, UM DOCUMENTÁRIO (IM)POSSÍVEL SOBRE ENRIQUE PICHON RIVIÈRE
Miguel Luis Kohan

EXERCÍCIOS DE MEMÓRIA
Paz Encina

EL PRIMERO DE LA FAMILIA
Carlos Leiva

LAS PLANTAS
Roberto Doveris

NUNCA VAS A ESTAR SOLO
Alex Anwandter

ISSO QUE CHAMAM AMOR
Carlos César Arbeláez

LA CIÉNAGA ENTRE EL MAR Y LA TIERRA
Carlos del Castillo

MAMÁ
Philippe van Hissenhoven

NASCIMENTO
Martín Mejía

OSCURO ANIMAL
Felipe Guerrero

MAÑANA A ESTA HORA
Lina Rodriguez

MAQUINARIA PANAMERICANA
Joaquín del Paso

MR. PIG
Diego Luna

O SONHO DE MARA’AKAME
Federico Cecchetti

O SONHADOR
Adrián Saba

EL AMPARO
Rober Calzadilla

POESIA SEM FIM
ALEJANDRO JODOROWSKY

Sem mais artigos