Ana Lira1
Foto de Ana Lira, uma das convidadas da mostra. (Divulgação)

Um novo festival de fotografia vai acontecer em Petrolina a partir desta quarta (6). O Confluência – Encontro de Olhares leva debates e apresenta trabalhos de nomes pernambucanos como Ana Lira, Priscila Buhr e Mateus Sá. Um dos convidados do evento será o fotodocumentarista carioca João Roberto Ripper, que durante os 30 anos de carreira ficou conhecido por colocar suas lentes a serviço dos direitos humanos.

O evento chama atenção por levar essa fotografia contemporânea para o Interior de Pernambuco, já que a maior parte das iniciativas desse tipo sempre acontecem no Recife. O Confluência acontece de 6 a 8 de agosto na Faculdade do Vale, com entrada gratuita.

Veja algumas obras de fotógrafos convidados este ano:

Um dos destaques deste ano, Ripper vai apresentar o trabalho que fez em favelas do Rio de Janeiro. “Lá eu vou mostrar o trabalho que resultou da Escola de Fotógrafos Populares, que foi uma agência-escola que criei no Conjunto de Favelas da Maré, o maior agrupamento de favelas do Rio de Janeiro”, disse Rippe. Já o fotógrafo Mateus Sá levará propõe questões como as imagens afetivas, a memória na fotografia e a documentação de populações tradicionais.

As fotógrafas pernambucanas Priscilla Buhr e Ana Lira, que recentemente têm recebido destaque nacional, participarão do Confluência nas discussões sobre a fotografia pernambucana além das fronteiras locais, no segundo dia do evento (7). Vencedora do Prêmio Brasil de Fotografia no ano passado, na categoria revelação, Priscila mostrará em Petrolina o ensaio premiado, o Ausländer, que, em alemão, quer dizer estrangeiro.

“O ensaio Ausländer começou a ser produzido em junho de 2011, durante uma viagem de 20 dias que fiz pela Alemanha, na tentativa de um encontro com todo o significado da palavra ascendência. Trata-se de uma história sobre busca, sobre um reencontro imaginário entre neta e avô”, conta Priscila Buhr, que também explicará o processo de edição do ensaio.

Já a fotógrafa Ana Lira vai apresentar a série Votos!, que integrará a 31a Bienal de São Paulo neste ano.

Sem mais artigos