obra gio simoes

Obra de Gio Simões. (Divulgação).

A Casa do Cachorro Preto, em Olinda, realiza a terceira edição da Mostra das Mulheres – Delas#3. A abertura será nesta Quinta-feira, (10), às 19h, com apresentação musical de Aninha Martins intercalada por DJ e performance da Vaca Profana.

A exposição é composta por 17 artistas mulheres e se realiza no mês de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. “A mostra é um espaço e um período específico para as talentosas mulheres que muitas vezes esbarram com a desigualdade do machismo, também no mundo das artes”, diz a organização.

Este ano foi escolhida uma temática ampla, mas com abordagem às questões da mulher e de gênero. “Tem um debate acontecendo sobre os direitos e conquistas das mulheres. Ao mesmo tempo que ocupamos espaços e surgem vários movimentos libertadores na sociedade, aparece também uma pauta conservadora promovida por setores reacionários que ainda tem poderes. O risco de retrocesso é real. E a arte cumpre um papel nesta reflexão e resistência”, afirma Sheila Oliveira curadora da Casa.

Simone Mendes. (Divulgação).

Simone Mendes. (Divulgação).

Cada uma das artistas, ao seu estilo, abordou um tema que lhe toca mais, como direito do corpo, o acesso ao trabalho e aos espaços de poder, o auto conhecimento, as relações afetivas, a sensibilidade, a opressão e a imposição de padrões, a beleza como ela é, o gênero na educação e a educação sexista, as conquistas e as referências de mulheres lutadoras.

A exposição segue até o dia 27 de março e durante o mês haverá programação sobre o tema, com o lançamento do coletivo Vaca Profana que vai promover debates, eventos, performances, etc.

A apresentação musical da abertura será de Aninha Martins, convidada da #quintaLExperimental, projeto desenvolvido pela Casa, em um formato mais intimista e repertório único. Aninha, que já tocou com o Sabiá Sensível e tem várias parcerias com outros artistas, prepara seu disco Esquartejada e vai apresentar algumas canções desse trabalho de estreia. Veja o perfil que fizemos de Aninha para o projeto Holofotes.

Aninha Martins. Foto: Juliana Bandeira/Facebook.

Aninha Martins. Foto: Juliana Bandeira/Facebook.

A Casa do Cachorro Preto fica na Rua 13 de Maio, 99, na Cidade Alta, Olinda.

Aqui a lista de artistas:

Baiá (PI – mora na Argentina)
Bia Melo (PE)
Carolê (RJ) – Menina Rendeira
Carol Merlo (MG)
Clara Nogueira (PE) – Linhas de Fuga
Clarissa Machado (PE)
Gio Simões (PE)
Ianah (PE)
Joana Liberal (PE)
Katia Fugita (SP mora em Olinda)
Luciene Torres (PE)
Nathalia Queiroz (PE)
Oluyiá França (PE)
Simone Mendes (PE)
Tainá Tamashiro (PE mora em SP)
Tatiana Móes (PE mora em Portugal)
Valeria Rey Soto (ES mora em Olinda)

Sem mais artigos