Steve Ditko, co-criador do Homem-Aranha e Dr. Estranho, morreu aos 90 anos nos EUA, segundo informou o Hollywood Reporter. A causa da morte ainda não foi anunciada. O seu corpo foi encontrado em seu apartamento e acredita-se que tenha falecido dois dias antes.

Ditko foi o criador do Homem-Aranha em 1961, ao lado de Stan Lee. Todo o visual do personagem, incluindo as cores, as teias embaixo do braço e os lançadores, foram imaginados por Ditko. A estreia aconteceu na revista Amazing Fantasy #15. Ele também ajudou na criação de personagens icônicos como o Dr. Octopus, Homem-Areia, Lagarto e Duende Verde.

Em 1963 ele criou o Doutor Estranho, muito inspirado pela psicodelia do período e também no crescente interesse em misticismo em voga à época dentro da cultura pop. O personagem estreou em Strange Tales #110.

Ditko deixou a Marvel após uma briga com Stan Lee, como mostra o livro Marvel Comics – A História Secreta. Entre as razões estava, as diferenças criativas e a falta de crédito e reconhecimento por seus trabalhos. Ele trabalhou em diversas editoras menores e também na DC Comics.

Seu estilo inspirou diversos outros artistas no futuro e ajudou a firmar o estilo dos comics norte-americanos pós-anos 1960. Ele trouxe uma narrativa mais fluída e menos pomposa que os anos anteriores, o que dava um aspecto moderno para as histórias da Marvel naquele momento.

Nascido em Johnstown, na Pensilvânia (EUA), Ditko serviu no exército no pós-Guerra na Alemanha e se mudou para Nova York nos anos 1950 logo após a dispensa militar. Ele se formou na School of Visual Arts e começou a trabalhar com quadrinhos – inicialmente na Atlas Comics, que mais tarde viria a se tornar a Marvel Comics.

Era um dos artistas mais reclusos dos quadrinhos norte-americanos, pois negava todos os pedidos de entrevistas. Quase nunca aparecia em frente às câmeras e era bastante seletivo com amizades. Ele manteve um estúdio em Manhattan até sua morte, onde estava sempre desenhando. Grande parte desse material permanece inédito.

Ditko não deixa descendentes conhecidos.

Sem mais artigos