Pela Equipe da Revista O Grito!

Na enormidade de blogs e sites que existem hoje no Brasil, escolhemos alguns que se destacaram este ano e valem a pena acompanhar de agora em diante. A lista das 10 páginas trazem uma diversidade de propostas dentro da cultura pop: de crítica de revistas do DasBancas, passando pelo olhar feminino irônico do Jezebel e tiras do Dinâmica de Bruto e OPintinho. Claro, para priorizar as descobertas, deixamos de fora nossos preferidos de todos os anos (Scream&Yell, Trabalho Sujo, YouPix, Ligado Em Série, Amplificador, Gibizada). Com vocês, os melhores blogs/sites de 2012. Bom feeds para todos!.

LA CUMBUCA

O blog tornou-se referência para quem quer manter-se informado sobre o que de melhor acontece hoje no cenário pop (sobretudo o independente) brasileiro. Sua seção “Lançamentos Nacionais 201X” é um feed precioso para se atualizar nos novos discos que são disponibilizados para download. Quem mora no Rio de Janeiro tem ainda a sorte de ter uma agenda de shows bem prática.

FITA BRUTA

Faltava no Brasil um site de música que fosse relevante. Fundado este ano por blogueiros que já trabalhavam uma proposta de cobertura que aproximava-se de blogs como o BrooklynVegan e Stereogum e sites como Pitchfork. Na cobertura do Fita, destaque para as resenhas de lançamentos e um olhar factual que traz novidades da cena indie. Para provocar (e ser abusado), a página ainda resenha Roberto Carlos, Michel Teló e pagodeiros. Este ano, destacou-se com sua coletânea-tributo ao Raça Negra.

DINÂMICA DE BRUTO

Bruno Maron avisa: “Dinâmica de Bruto é uma tentativa pretensiosa de denunciar a “apatia dos homens”. E pretensão é a base deste blog de tiras que vai fundo nas análises sobre nós, seres contemporâneos. As críticas são ácidas, e muitas vezes, saímos da página com uma sensação perturbadora. É um trabalho para ser consultado anos no futuro e ver o quão tolo parecíamos.

DASBANCAS

Um blog para quem é apaixonado por revistas. O DasBancas tornou-se o ombusdman dos revisteiros. Sem babar essa ou aquela publicação, eles criticam o mercado nacional e elogiam quem merece. Com o site, é possível descobrir um universo rico que se esconde nas bancas. É também fonte de referência para profissionais deste universo, como fotógrafos, designers e modelos.

JEZEBEL

Versão brasileira de um dos blogs femininos mais famosos no mundo, o Jezebel Brasil segue sendo mordaz com o pensamento machista e cobrindo mídia, cultura e comportamento com inteligência e humor. A página convidou para seu time de autores nomes conhecidos da social media, como Manu Barem.

URBE

Bruno Natal é um dos principais curadores da web quando o assunto é cultura digital. O Urbe é um blog bem antigo, mas entra nessa lista por sempre mostrar uma evolução. Representa também o condomínio OEsquema, dele e de Gustavo Mini, Arnaldo Branco e Alexandre Matias, um dos mais prolíficos coletivo de sites cujo objetivo é mostrar a infinidade de coisas legais espalhadas na interwebs.

MANUAL DO MINOTAURO

Um blog com as tiras de Laerte. Com essa explicação, nem precisava dizer mais nada. Atualizado de forma independente, o Manual do Minotauro é um depositário dos trabalhos do autor – um dos mais importantes artistas brasileiros hoje – publicados em sua maioria na Folha de S. Paulo.

COMO EU ME SINTO QUANDO

É sabido que o ComoEuMeSintoQuando é produto de seu tempo, mas é impossível falar em 2012 sem citar um dos mais famosos Tumblrs do ano. O site fez sucesso por resumir em gifs situações cotidianos e estados de humor, sem falar nas referências que faz a coisas bem específicas de algumas cidades brasileiras. E vamos combinar, poucas coisas hoje são tão legais quanto gifs.

PULA PIRATA

O site foi criado com um dos principais espaços de divulgação do universo independente de quadrinhos. Além dos reviews bem atualizados do mercado de HQ, tem ainda podcasts e muitas – muitas – tiras.

O PINTINHO

A jornalista Alexandra Moraes fez sucesso com sua tira que mostra a relação de uma mãe solteira com seu filho, um pintinho. O mais interessante é o modo como ironiza nossa vida online e como nos expressamos na rede. Além do seu Tumblr e Facebook, suas tiras ganharam espaço na Folha de S. Paulo. Tudo feito com o PaintBrush, do Windows.

Sem mais artigos