Arte de Kirby para Vingadores: erro histórico corrigido. (Divulgação).

Arte de Kirby para Vingadores: erro histórico corrigido. (Divulgação).

Uma das maiores lendas dos quadrinhos ganhou esta semana um reconhecimento histórico. Graças a uma decisão judicial, Jack Kirby passa a ser creditado nas histórias de personagens criados por ele e na .

O acordo encerrou uma batalha judicial que durou mais de cinco anos entre a Marvel e os herdeiros de . A família de Kirby pedia reconhecimento sobre os direitos autorais de 45 personagens criados ou cocriados por ele, como X-Men, Quarteto Fantástico, Vingadores, entre outros.

Sem fazer muito alarde, a Marvel passou a creditar Kirby nas histórias que chegaram recentemente às lojas especializadas e apps de quadrinhos. Os fãs perceberam logo a novidade. All-New X-Men #33, Fantastic Four #12, Inhuman #7 e Wolverine and the X-Men #11 já incluem a frase “Criados por Stan Lee e Jack Kirby”.

Kirby em seu estúdio. (Foto: Wikimedia Commons).

Kirby em seu estúdio. (Foto: Wikimedia Commons).

Os dois lados da disputa decidiram fazer um anúncio em conjunto. “Marvel e a família de Jack Kirby resolveram amigavelmente suas disputas legais e estão ansiosos para avançar em seu objetivo comum de honrar o papel significativo do Sr. Kirby na história da Marvel.”

A decisão histórica chega um pouco tarde, mas ajuda a desfazer uma das maiores injustiças da história dos quadrinhos. Jack Kirby, nascido Jacob Kurtzberg em 1917, é um dos maiores mestres dos quadrinhos e um dos responsáveis por popularizar o gênero super-herói, o que levou as HQs a ser uma das mais poderosas frentes da cultura pop em todo o mundo. Ele faleceu em fevereiro de 1994. [Via Marvel616 http://www.marvel616.com/2014/10/titulos-da-marvel-agora-atribuem.html

Sem mais artigos