Em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, a editora JBC lançará na Bienal do Livro de São Paulo o livro bilíngue em quadrinhos O Catador de Batatas e o Filho da Costureira. Quem assina a obra é o jornalista Ricardo Giassetti e o designer e desenhistaBruno D’Angelo.

Formado por duas histórias paralelas, a HQ conta a história de um imigrante japonês e a de um negro brasileiro neto de escravos. Seus destinos se cruzam em uma fazenda de café no interior paulista quando a primeira leva de imigrantes vindos do Japão chega ao Brasil em 1908.

A obra traz duas histórias, que são narradas paralelamente, em lados diferentes da revista, outra de outro. Cada uma é escrita na língua nativa, com a devida tradução no rodapé.

Este não é o primeiro lançamento em quadrinhos nacionais que comemora o centenário de imigração japonesa. A revista Front lançou uma edição especial com o tema, mês passado. A Devir também colocou títulos à venda aproveitando a data: dois de Cláudio Seto, considerado o criador do mangá no Brasil, ainda nos anos 1960. Por fim, o HQ Mix homenageou colocando o troféu com a imagem do personagem Samurai, de Seto.

A JBC, empresa criada em 1992 no Japão, anunciou 13 novos mangás para este ano.

Sem mais artigos