Cena de "Os Sobrinhos do Capitão". (Divulgação).

Cena de “Os Sobrinhos do Capitão”. (Divulgação).

Qual foi o primeiro quadrinho feito no mundo? Em Imageria, o editor Rogério de Campos apresenta o trabalho dos pioneiros das HQs mundiais.

Uma tira do Yellow Kid publicada em 1896 no New York Journal é considerada por vários estudiosos a primeira história em quadrinhos do mundo. O título de “primeira HQ”, no entanto, é disputado com outros autores igualmente importantes, como o suíço Rodolph Töpffer – autor de M. Jabot, uma sátira ácida à pequena burguesia do século 19 -, e o inglês William Hogarth, autor do ousado Progresso de uma prostituta, que, em plena Londres do século 18, narrava em desenhos as desventuras da jovem Moll Hackabout, a prostituta do título.

imageria5Essas três candidatas ao título de “primeira HQ” são reunidas, na íntegra, pela primeira vez no Brasil, em Imageria – O Nascimento das Histórias em Quadrinhos, organizado por Campos. O livro apresenta os primeiros 500 anos da história dos quadrinhos e traz os trabalhos que inspiraram a narrativa visual moderna. São mais de cem HQs criadas entre os séculos 15 e 20, que ajudaram a criar a base da linguagem cinematográfica e influenciaram tanto o design gráfico como a literatura.

Além de Outcault, Töpffer e Hogarth, o livro traz autores fundamentais – a maioria inéditos no Brasil – como Grandville, Gustave Doré, Hokusai (o inventor dos mangás), Winsor McCay e retrata o início do gênero no Brasil, com Sisson e Angelo Agostini.

“Neste momento em que vivemos, o melhor da história dos quadrinhos brasileiros, é muito importante, principalmente para a nova geração de autores e leitores, conhecer o trabalho dos pioneiros”, diz o autor.

Lançamento
O lançamento em São Paulo acontecerá no dia 15/11, às 17h, na livraria Cultura, com debate entre Campos, Nobu Chinen (professor da ECA-USP) e o quadrinista Rafael Campos Rocha. O livro tem 360 páginas e custa R$ 149,90.

A Revista O Grito! publica um preview da obra, veja abaixo!

HQ Os Sobrinhos do Capitão.

HQ Os Sobrinhos do Capitão.

Trecho de O progresso da Prostituta, de William Hogarth.

Trecho de O progresso da Prostituta, de William Hogarth.

Mais um trecho da obra de William Hogarth.

Mais um trecho da obra de William Hogarth.

imageria4

Sem mais artigos