ligaextraPLANETAGIBI

A Devir anunciou mais um volume da , grupo criado por e desenhada por Kevin O’Neill. é o terceiro volume em ordem cronológica das aventuras da equipe e o último que saiu pela Wildstorm, nos EUA. O livro foi alvo de problemas devidos a problemas jurídicos envolvendo direitos autorais.

Para entender: a Devir lançou o primeiro em setembro de 2003. O segundo volume saiu em junho de 2004 e agora, lança este último livro, que é uma espécie de “aventura extra” da Liga. O terceiro volume foi dividido em três partes e todas saíram pela Devir: Século 1910, em 2010, Século 1969, em outubro de 2011 e o mais recente, 2009, no final do ano passado.

A partir deste Volume 3, as histórias passaram a sair pela editora independente Top Shelf, nos EUA. O problema da saída da DC foi justamente uma briga envolvendo Black Dossier. O livro demorou ficou pronto em 2006, mas saiu apenas um ano depois. É que o produtor de cinema Don Murphy, responsável pela adaptação cinematográfica de Liga, notou o uso de vários personagens atuais como James Bond e isso poderia trazer dores de cabeça envolvendo direitos autorais.

As histórias da Liga Extraordinária utilizam personagens de domínio público, como Capitão Nemo, entre outros. Todos esses problemas com o álbum atrasaram sua publicação fora dos EUA. Por isso, esta é uma ótima notícia para os fãs da Liga de Moore, que poderão complater sua coleção, ainda que com atraso.

Sem mais artigos