A obra Educação para : Charges e Histórias em Quadrinhos no Segundo Reinado no Brasil, ganha uma segunda edição, revisada e ampliada com diversas ilustrações de um importante resgate histórico das HQs e da imprensa no país. Escrita pelo pernambucano , o livro venceu o Troféu HQ Mix de 2012 como melhor dissertação de mestrado (defendida na UFPE).

No entanto, a obra se encontra no momento esgotada. Seguindo uma tendência da plataforma , Modenesi abriu o financiamento coletivo para um livro já pronto e impresso. O apoiador compra uma cota única de R$ 35, que dá direito ao livro com frete incluso. De quebra apoia a divulgação de pesquisas sobre quadrinhos no País.

O livro traz prefácio do professor Nobu Chinen e posfácio do professor Waldomiro Vergueiro, nomes importantes da pesquisa de HQs nas universidades.

Esta segunda edição traz um novo tratamento de imagens, além de um anexo com material não publicado na primeira edição. São 150 páginas em preto e branco, formato 15×21 cm.

O livro traz charges e desenhos de , quadrinista que é considerado um dos precursores das histórias em quadrinhos no Brasil. Crítico do reinado brasileiro ele foi um cronista mordaz dos costumes da sociedade brasileira à época e retratou questões como a luta contra a abolição e as transformações urbanas e sociais. Aqui mais detalhes sobre o projeto.

Sem mais artigos