A Livraria Cultura realiza, em homenagem ao dia da Revolução Pernambucana de 1817, uma palestra sobre o tema com o jornalista Paulo Santos de Oliveira. Ele também debaterá com o público a importância desse período na História e na formação de Pernambuco. O evento acontecerá na loja de Recife, dia 6 de março, às 19 horas.

Paulo de Oliveira é autor do livro A Noiva da Revolução, em que descreve a insurreição em forma de romance, mas com fidelidade aos fatos. No dia 6 de março de 1817, o povo do Recife levantou-se contra o domínio colonial português. Semanas depois, províncias de outros estados também se rebelaram. Após 74 dias, houve, por parte de Portugal, uma repressão que fez 1600 mortos e feridos e mais de 800 degredados.

Apesar do aparente fracasso da Revolução, sabe-se que o resultado foi muito significativo para a História do Brasil. Foi o primeiro passo para a Independência, que ocorreu cinco anos depois, além de ter feito valer aqui, pela primeira vez, os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Serviço

Palestra Revolução Pernambucana de 1817
Palestrante: Paulo Santos de Oliveira
Data: 6 de março de 2008
Horário: 19 horas
Telefone: (81) 2102-4033
Local: Livraria Cultura Paço Alfândega – R. Madre de Deus, s/n – loja 135 – Recife/PE

* Com informações da assessoria

Sem mais artigos