Larissa Rodrigues

LetsLOMO
[Pinheiros, São Paulo, 2008]
Coletivo Galeria
Vernissage, 8 de Maio, às 20h

São 21 painéis, realizado por mais de 40 lomógrafos e como resultado mais de mil fotografias. A dimensão dá o sentido da LetsLomo que entra em cartaz a partir do próximo 8 de maio, às 20h, no Coletivo Galeria, bairro paulistano de Pinheiros. Mais que fotografias, está em cartaz uma forma diferente de ver o mundo através da simplicidade das lentes de uma máquina fotográfica que, hoje, povoa o imaginário artístico. Algumas das máquinas, originárias da Russia, no período da Guerra Fria, tem como principal produto imagens com saturação de cores, obtida por meio de processos alternativos de revelação e experimentações com a própria ferramenta. Sem correção digital.

Para trocar experiências sobre a lomografia, o coletivo programou para o próximo sábado, 10 de maio, uma caminhada pelo centro de São Paulo, partindo do bairro Liberdade; um workshop sobre gambiarra (experimentações com filmes e câmeras), com Júlio França; e uma mesa-redonda com experientes lomógrafos, como Ana Paula Hiromi, Alexandre Dalbergaria, Luciano Munhoz, Fernanda Antoun e Damião Santana.

Coletivo – O movimento lomográfico possui adeptos em todo o mundo, e, no Brasil, é o Coletivo RecifeMostraLOMO que se mostra mais ativo, congregando e divulgando a principal produção do país. Ao longo de 2007 o Coletivo foi convidado e selecionado para diversos projetos e, em 2008, começa a ganhar outros Estados e países, como a exposição em São Paulo, no Coletivo Galeria, e a seleção para o Festival Brasil NoAr, que acontece em Portugal (Lisboa) e na Espanha (Barcelona), no próximo mês de junho.

É pela internet que o Coletivo RecifeMostraLOMO se articula com demais lomógrafos do Brasil. Apesar da exaltação ao aspecto analógico da fotografia, os amantes da Lomo se reúnem em sites e fóruns para trocar experiências, mostrar fotos e até fazer compras no exterior. Um dos mais expressivos é o site da Sociedade Lomográfica Brasileira (http://lomography.com.br).

Programação
Exposição LetsLOMO
Data: 8 a 24 de maio | A vernissage ocorre no dia 8/5, a partir das 20h
De terça a sexta, das 15h às 21h
Sábado, das 14h às 19h
Local: Coletivo Galeria (rua dos Pinheiros, 493, Pinheiros, São Paulo)

Congresso Lomográfico
Data: 10 de maio, sábado
Local: Coletivo Galeria
10h – Lomowalk (caminhada pelo centro de São Paulo, partindo do bairro Liberdade)
15h – Workshop de Gambiarra – com Julio França
16h20 – Coffee Break
16h40 – Mesa-redonda sobre Lomografia – com Ana Paula Hiromi, Alexandre dAalbergaria, Luciano Munhoz, Fernanda Antoun e Damião Santana

A inscrição para o congresso custa R$ 10 (dez reais). A ficha de inscrição e as demais instruções estão disponíveis no hotsite do evento:
www.lomography.com.br/letslomo

Sem mais artigos