surfista

Um dos maiores clássicos dos quadrinhos, a HQ Parábola, vai ganhar nova edição no Brasil. E agora, com o tratamento que merece. Escrita por Stan Lee e desenhada pelo quadrinista francês Moebius, a obra saiu por aqui uma única vez dentro da série Graphic Marvel, em 1989 (nos EUA, um ano antes). Estrelada pelo Surfista Prateado, a trama explorou possibilidades até então inéditas nos comics norte-americanos, como as divagações filosóficas.

A história mostra um possível ataque do gigante devorador de mundos Galactus à Terra. Stan Lee e Moebius criam com essa trama um conto sobre o papel da humanidade em um contexto universal, ao mesmo tempo que explora as vicissitudes dos habitantes do planeta. A genialidade da história está em abdicar da ação desenfreada de uma trama intergaláctica para experimentar em uma proposta intimista e metafísica nas HQs. A obra chamou muita atenção quando foi lançada originalmente e ganhou o prêmio Eisner de Melhor Série Limitada.

Moebius foi um colaborador bissexto das histórias em quadrinhos norte-americanos, mas Parábola ajudou a fazer sua fama na América. Nascido Jean Giraud, ele é mais conhecido por clássicos da HQ francesa como Garagem Hermética e O Incal. A maior parte dos seus trabalhos está sendo publicado atualmente pela Nemo. Moebius morreu em março de 2012.

Silver_Surfer_Moebius_Marvel_Age_71_detail

Já Stan Lee dispensa apresentações para quem já leu algum gibi da Marvel na vida. O autor é criador de personagens famosos como X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Hulk, entre outros. Atualmente trabalha no corpo de produção das adaptações de suas obras para o cinema.

Surfista Prateado – Parábola chega às bancas, livrarias e comic shops com acabamento de luxo (capa dura, papel couché) e 92 páginas. O preço não foi divulgado.

surfista2

Sem mais artigos