Lançamento: Canções dos Beatles inspira novo livro de contos de José Teles

teles
Foto: Ricardo B. Labastier/ Divulgação.
Foto: Ricardo B. Labastier/ Divulgação.
Foto: Ricardo B. Labastier/ Divulgação.

O escritor e jornalista José Teles lança novo livro inspirado em canções dos Beatles, Acordei Esta Manhã Cantando Uma Velha Canção dos Beatles, que sai pela editora Bagaço. A sessão de autógrafos será domingo (25), às 17h, no Rock and Ribs, no Bairro do Recife, com show da Revolution Band, que na ocasião apresentará os sucessos que inspiraram os textos de Teles.

Um livro com um conceito de disco, composto por 12, ou 13 contos (como define o autor), listados como faixas musicais. O volume reúne uma coleção de contos curtos inspirados direta ou indiretamente, em canções dos Beatles. O autor afirma que a ideia do conto inicial surgiu por acaso, a partir de uma foto que uma amiga postou nas redes sociais. Os demais foram surgindo naturalmente. “Escrevi o livro num tempo muito curto, um mês, se muito. Relutei bastante antes de torná-los públicos. Costumo escrever ficção para mim mesmo” disse, via e-mail. Os contos não são obrigatoriamente inspirados em canções dos Beatles, mas têm geralmente relação com o título, ou uma vaga ligação com a letra da canção.

O título do livro são versos de “It’s a Long Way”, de Caetano Veloso (do disco Transa, 1972). No original, o verso é em inglês. Cada história é feito um curta: o enredo é comprimido em poucas palavras. “A maioria dos contos tem origem em um episódio realmente acontecido e devidamente fantasiado, valendo-se do célebre ditado: quem conta um conto aumenta um ponto. No meu caso, vários pontos”, completa o autor.

Na publicação, o leitor encontra trechos de “Lady Madonna”, “Revolution”, “Eleanor Rigby”, “The End”, entre outros hits. O autor avisa que, apesar da inspiração nos Beatles, o livro não é voltado apenas para beatlemaníacos. “Não é um livro para fã. Mas tem muito dos Beatles, das citações (em inglês) aos versos de canções do quarteto enxertados nos textos. Ou em situações que estão nas letras. Ou ainda por meio de citação de músicas que não são do grupo, mas que já fizeram parte do seu repertório no início da carreira”.

Crítico de música e cronista do Jornal do Commercio (PE), Teles é autor, entre outros, dos livros Do Frevo ao Mangue Beat (Editora 34, SP), O Frevo Rumo à Modernidade (Prefeitura do Recife) e O Malungo Chico (Bagaço). Acordei Esta Manhã Cantando Uma Velha Canção dos Beatles será vendido a R$ 25 no lançamento.

capa-teles