Júlia Says (Fot​o​: Ped​ro Cos​ta) e Novangaurda (Foto: Divulgação)

Nova bandas da cena indie recifense lançam EPs
Por Gilberto Tenório

Em um mercado fonográfico cada vez mais retraído, o EP vem se consolidando como uma alternativa viável para que artistas e grupos possam divulgar suas músicas. Apostando nessa opção cada vez mais comum, as bandas pernambucanas Julia Says e Novanguarda lançam, cada uma, novos títulos dentro desse formato.

O primeiro EP de Anthony Diego e Pauliño, a dupla que forma o Júlia Says, é um apanhado de cinco faixas onde os garotos discorrem sobre temas abstrados em letras que lembram poemas pós-modernistas. A sonoridade, que abusa de sintetizadores e efeitos eletrônicos, soa interessante na maior parte das canções. A robótica “Barulhos (Água)” mostra uma junção criativa entre os arranjos de percussão e a programação eletrônica. A instrumental “Aos Segredos Guardados Pelo Futuro” traz à tona o lado roqueiro da banda com as guitarras dando o tom da canção. Com o lançamento do ‘mini álbum’, a banda, que se apresentou no último Rec Beat, e saiu de lá como uma revelação da cena indie local pretende garantir um lugar ao sol nos próximos festivais que irão rolar ao longo do ano pelo Brasil.

Apesar do nome Novanguarda, a banda que também está lançando EP traz poucas inovações em sua musicalidade. Ao longo das seis faixas do CD, que conta com o curioso título Cantigas de Sonhos Bicromáticos, o público se depara com canções com fortes influências de MPB, Rock setentista e até da Jovem Guarda. O resultado é um tanto tedioso e mostra que Julio Ferraz e Jeann Tardelly, a dupla de Arcoverde (cidade do interior de Pernambuco) que forma a Novanguarda, tem potencial, porém precisa arriscar novas possibilidades.

Independente do saldo final, os lançamentos em EP de novas artistas significam uma certa renovação da cena musical pernambucana e acenam para uma distribuição mais democrática da música produzida por eles.

JÚLIA SAYS
Júlia Says EP
[Bazuka Discos, 2008]

NOTA: 7,5

NOVANGUARDA
Cantigas de Sonhos Bicromáticos
[Independente, 2008]

NOTA: 5,0

Júlia Says – Mohamed Saksak

Novanguarda – Razões Para Nós Dois

Sem mais artigos