Foto: Divulgação

A Companhia das Letras lança este mês uma luxuosa edição para comemorar o centenário do nascimento de um dos escritores brasileiros mais bem-sucedidos de todos os tempos, Jorge Amado. A edição inclui quase 100 páginas de imagens que apresentam o universo político, cultural e afetivo de Jorge Amado. Entre as memórias, estão episódios da vida do autor que se passaram em Moscou, Praga, entre outros lugares.

Ele também lembra da convivência com figuras como Pablo Picasso, Oscar Niemeyer, Dorival Caymmi e Glauber Rocha, bem como o aprendizado da vida nos bordéis, botequins e terreiros de candomblé. Ao lado de Zélia Gattai, relembra amigos queridos e raros desafetos, celebra o carinho e o erotismo, e fulmina com humor ferino a falsa pompa, o oportunismo político, os modismos e os embustes intelectuais.

A editora divulgou um trecho das trinta primeiras páginas da edição. Leia ou baixe o arquivo completo. Navegação de Cabotagem – Apontamentos para Um Livro de Memória Que Jamais Escreverei, tem 608 páginas, capa dura e custa R$ 89,90. Vem ainda com 96 páginas de imagens.

Sem mais artigos