para mim a mona lisa original não está no louvre. embora eu atravesse o museu como se nada mais de importante existisse ali, galeria por galeria, num labirinto de madonas com criança; e me embrenhe no meio do povo que se amontoa para vê-la tão diminuta e isolada por barras de madeira – onde sempre, sempre faço questão de conseguir um lugar, e consigo; e ali permaneço debruçada por quinze minutos em média, suspirando e suspeitando de todos os seus enigmas; ainda assim a mona lisa do louvre não é a original.

a mona lisa original mora hoje na minha casa. está emoldurada em dourado verdadeiramente velho, e novamente emoldurada num largo paspatur de veludo verde com outra moldura dourada de arremate. ela foi comprada em roma nos anos 50 pelos avós coccarelli.

mona romana era a grande dama dos domingos na casa de meus avós – que vovó não me escute. mas era. lá estava ela, no alto da parede, com aquela feição de eu sei o que vocês fizeram no verão passado, haha. o risinho fugidio, o nada mais direi. aquela mona lisa foi senhora da minha moral infantil, alguém para quem eu olhava com temor e respeito, a consciência de meu inconsciente. ela era meu antepassado, uma peça que deixei pelo caminho antes de nascer. ela estava de volta para afirmar que as coisas nunca deixam de existir realmente.

não deixam mesmo. em 2003 criei o sorriso da mona lisa (download à aqui) para fazer registros sobre minha encarnação de então. o filme homônimo com julia roberts e o código da vinci vieram depois, e me exasperaram. enlataram a minha rainha.

então com o fim do blog pude resguardá-la dentro da garrafa da narghee-la. e está assim, como a gênia da lâmpada.

numa recente visita à casa de vovó, quando me perguntou o que eu queria herdar quando ela morresse, a mona lisa veio parar no meu colo. na minha casa, na minha sala: um esplendor de afetos que arde do sorriso à segunda moldura. a mona lisa original vale mais que a do louvre – e eu a amo com os olhos, diretamente do conforto do meu sofá.

——
[+] Joana Coccarelli é jornalista, autora do blog Narghee-La e idealizadora do Coccarelli.art, coletivo de artistas, blogueiros e escritores. Escreve nesta coluna sobre estética, design e moda.

Sem mais artigos