Revista O Grito!

Jazz Metal — Por Paulo Floro

Tag: Marcelo D’Salete

A capa de Marcelo D’Salete para a nova edição de O Cortiço

Marcelo D’Salete, autor de Angola Janga e outros quadrinhos sobre a história dos negros no Brasil, assina esta nova capa para de . O lançamento é da editora Todavia.

Clássico da literatura brasileira, O Cortiço é um dos mais poderosos retratos do Brasil em qualquer tempo. Lançado originalmente em 1890, é um livro forte sobre pobreza, violência e ascensão social que traz muitos temas a serem discutidos até hoje.

Esse desenho de D’Salete tornou a obra ainda mais poderosa.

Nada a Temer, por Marcelo D’Salete

golpe3

O quadrinista Marcelo D’Salete, autor de , usou seu desenho como forma de resistência ao governo provisório de Michel Temer.

D’Salete adaptou uma cena de Cumbe, HQ que mostra a luta de negros escravizados durante o período colonial no Brasil, para mostrar indignação ao governo que assumiu o poder através de um parlamentar. A imagem foi divulgada no Facebook do artista.

HQ Cumbe, de Marcelo D’Salete, ganha lançamento em Paris

cumbe2

Cumbe, um dos melhores quadrinhos lançados no Brasil em tempos recentes, terá lançamento na França no final de março. Escrita e desenhada por Marcelo D’Salete, a HQ traz histórias de negros escravos em busca de uma compreensão história de um dos períodos mais sombrios do Brasil.

A obra foi lançada no Brasil originalmente pela Veneta e já ganhou edição em Portugal (pela Polvo). A edição francesa sai pela Çà et Là, em capa dura. O lançamento acontece durante a Printemps Littéraire Brésilien, na Universidade de Sorbonne, entre os dias de 21 a 31/3, em Paris.

A ideia do evento, já na 3.ª edição, é promover o encontro de escritores, ilustradores e quadrinistas daqui com alunos de português de lá. A curadoria é de Leonardo Tonus, coordenador do Departamento de Estudos Lusófonos na universidade, que terá a ajuda de Simone Paulino e Verônica Lessa.

cumbe

cumbe3

Marcelo D’Salete lança HQ sobre a luta dos negros escravos no Brasil

cumbe

A luta dos negros escravos no Brasil colonial contra a escravidão é o tema da nova HQ de Marcelo D’Salete, . O livro traz quatro histórias protagonizadas por escravos, mostrando a resistência contra a violência das senzalas brasileiras. O lançamento é da editora Veneta.

Cumbe, a palavra banto que dá nome à obra, significa Sol, o dia, a luz, o fogo, a maneira de compreender a vida e o mundo, mas também é um sinônimo de quilombo.

Marcelo d’Salete é formado em artes plásticas, mestre em história da arte pela USP e também um dos nomes mais importantes dos quadrinhos brasileiro. Ele é autor dos livros Noite Luz (Via Lettera) e Encruzilhada (Leya). Suas histórias em quadrinhos têm sido publicadas em diversas revistas brasileiras e estrangeiras. E seus originais já foram expostos na Europa e na África.

Cumbe tem 176 páginas e custa R$ R$ 29,90.

Jazz Metal é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2019