Revista O Grito!

Jazz Metal — Por Paulo Floro

Tag: David Lloyd

David Lloyd, desenhista de V de Vingança, comenta protestos no Brasil

v-for-brasil

Depois de diversos quadrinistas brasileiros manifestarem sua opinião sobre as manifestações que acontecem pelo Brasil, o desenhista inglês acaba de dar sua contribuição. Ele é, ninguém menos, que o artista da HQ e responsável por popularizar a máscara de Guy Fawkes, usada em protestos por todo o mundo.

A máscara é usada pelo personagem V como uma inspiração em Guy Fawkes, revolucionário inglês que foi preso em 1605 após uma tentativa de atentado ao Parlamento inglês. Escrita por entre 1982 e 1985, a HQ tornou-se um dos maiores sucessos do selo Vertigo da DC Comics depois de sair originalmente na revista inglesa Warrior. Ganhou uma versão cinematográfica em 2006, dirigida por James McTeigue. Desde 2008, vem sendo usada também pelo grupo hacker Anonymous e em diversos protestos pelo mundo.

O paraibano Januncio Neto, do blog StudioMadeInPB entrou em contato com o autor pedindo uma contribuição sobre os protestos. Ele então enviou um desenho da máscara de Guy Fawkes com a inscrição em português “Isto não é por 20 centavos, é por direitos”. No blog há até uma entrevista com o artista. “Como um mero criador da imagem, não tenho certeza que meu apoio será de grande ajuda, mesmo eu tendo muita simpatia, é claro, pelo protesto”, disse, bem humilde. Veja mais desenhos sobre os protestos.

Foto Reprodução via PRWEB.com

Foto Reprodução via PRWEB.com

Occupy Comics terá HQs-protesto de Alan Moore, Art Spiegelman e Amanda Palmer

occupy

A primeira antologia Occupy Comics foi anunciada e traz HQs de nomes como , , , Ben Templesmith e J. M. DeMatteis. As obras contam histórias de apoio aos protestos que aconteceram em diversas partes do mundo desde 2011.

A lista de artistas inclui ainda Charlie Adlard (The Walking Dead), Susie Cagle (cartunista que foi presa no Occupy Oakland), Ben Templesmith, Dan Goldman (Shooting War), Molly Crabapple, , (Transmetropolitan), Laurie Penny, Zoetica Ebb, Patrick Meany e Douglas Rushkoff. Cada edição tem 48 páginas e sai pela Midtown Comics. Uma versão preview em PDF pode ser vista aqui.

Occupy-550x350

Segundo a editora, um versão em capa dura, reunindo todos os números, deve chegar no segundo semestre. Os movimentos Occupy foram uma crítica à resposta dos governos à crise econômica mundial, além de injustiças sociais causadas pelas políticas para salvar empresas e medidas de austeridade (é uma definição incompleta, mas podemos dizer que se trata de um protesto que se viralizou pelo mundo inteiro).

A antologia foi feita graças a um financiamento coletivo via Kickstarter.

Comic fucking Career

David Lloyd ganha prêmio pelo conjunto da obra.

Em tempo: o que é a nova série do homem, Kickback?

Jazz Metal é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2019