Revista O Grito!

Jazz Metal — Por Paulo Floro

Tag: Cartum

O adeus a Nelson Mandela (1918 – 2013) em cartuns

mandela

do The Times sobre Nelson Mandella publicado hoje e postado no Twitter via BuzzFeed.

Já o cartunista Zapiro fez dois cartuns interessantes, um mostrando a humildade de e outro falando da sua importância na evolução da democracia da África. Abaixo, uma série de artistas também prestaram suas homenagens.

Bay2ceCCMAEN5SE.jpg large

BazNSn3CIAAVpl6.jpg large

Essa é aqui é de Bob Engelhart e vai direto ao ponto:

BawRPiFCcAEi-Ak.jpg large

Uma das melhores, via VJMovement.

mand2

Do OperaMundi:

mand3

Do BostonGlobe:

mand

Nos EUA, cartunistas sofrem com a crise

Este final de semana acontece a convenção anual da National Cartoonists Society, em Hollywood. O assunto desta vez é a , que está ameaçando o trabalho de muitos cartunistas. Com o fim – ou a ameaça de fim – de muitos jornais nos EUA, o espaço para as tiras está sendo reduzido. Outras, por contenção de gastos, foram cortadas.

Esta matéria do Los Angeles Times faz um apurado das perdas sofridas pelos cartunistas americanos desde o ano passado. Conta por exemplo, que o gigante Washington Post diminuiu seu espaço para tiras, e colocou cinco delas – entre elas a famosa “Little Dog Lost” apenas na versão online. O Seattle Post-Intelligencer e o Capital Times também seguiram a receita.

Interessante entender o método de sobrevivência de muitos autores. Sobretudo aqueles que passaram a vida toda acreditando na infabilidade do suporte papel. Para ler a matéria toda, vem aqui.

Aqui no Brasil, será que é cedo para esta discussão ser iniciada?

Jazz Metal é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2019