Tubarão (1975), um dos filmes mais icônicos de Steven Spielberg, tem também um dos cartazes mais famosos da história do cinema. A imagem de um tubarão gigante prestes a abocanhar um incauto nadador no mar ficou para sempre marcado na memória.

E, apesar de existir muitas versões desse pôster, nenhum é tão impactante e esteticamente bonito quanto o original assinado por Roger Kastel. O artista é autor de diversos cartazes icônicos, como o de Star Wars – O Império Contra Ataca. Ele fez a obra em tinta a óleo, mas o original se perdeu após ter sido enviado para a Universal quase 40 anos atrás. O que tem por aí são reproduções, muitas delas bastante apreciadas por colecionadores.

Agora, Kastel se uniu à empresa Mondo para recriar uma versão revitalizada do cartaz. Chris Billheimer e Jason Edmiston trabalharam na separação de cores e layout e Bruce Yan na tipografia. Agora a obra está sendo vendida em reproduções de 60x90cm e assinadas pelo próprio Kastel.

Cidade com uma das maiores taxas de ataques de tubarão do Brasil, Recife tem uma relação afetiva com Tubarão de Spielberg. Em 2012 o festival Janela Internacional de Cinema exibiu uma cópia remasterizada do longa no Cinema São Luiz. Foi inesquecível.

Comentários