Cofre: Os Olhos do Gato, de Alejandro Jodorowsky e Moebius

Escrita por e desenhada por , a HQ Les Yeux du Chat (Olhos do Gato) ganha uma nova edição este mês pela editora Humanoide Associés. Lançada originalmente em 1987, a obra teve mais duas edições posteriores na Europa. Uma delas em 2011, em formato de luxo, com 30cm x 40cm. Esta versão, no entanto, é a que mais se aproxima do original do final dos anos setenta.

Com 56 e preto e branco, a HQ custa 24,95 euros e pode ser encomendada em sites como Amazon e Barnes&Nobles. A obra é considerada uma das mais importantes parcerias entre Jodorowsky e Moebius (que fizeram juntos Incal). No Brasil, teve uma edição em 1987 pela Martins Fontes, que pode ser encontrada em sebos. Veja a sinopse da edição nacional.

Ela começa com a figura de costas, enquanto a ave parte. Corte para a cidade. Repete o take da figura de costas, agora sem o pássaro e sua espera no campo, enquanto no contracampo a viagem alada se desenvolve, até se reencontrarem na mesma linguagem final, o campo e contracampo se completando e atingindo o desfecho surpreendente. (…) Essa modernidade/clássica só poderia ser concebida por dois revolucionários que dominam diversos meios de expressão, como Jodorowsky e Moebius, artífices dos quadrinhos, da literatura, do teatro e do cinema, do desenho delirante, do texto insólito. Uma obra-prima. Um marco no mundo dos quadrinhos.

Com o recente relançamento que Moebius vem recebendo no mercado editorial brasileiro, a obra deve chegar por aqui em breve.

Comentários

Leia Mais
Conhece os quadrinhos da Bolívia?