O quadrinhista norte-americano Art Spiegelman teve seu computador roubado do palco do teatro Tuca, na PUC-SP, onde acontecia o 4º Congresso Cult Internacional de Jornalismo Cultural. Segundo a Folha, um homem não-identificado de camisa azul subiu ao palco e levou o notebook (a organização usava camisetas pretas e não azuis). “Vou levar um ano para recuperar tudo. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer”, contou.

A palestra aconteceu mesmo assim. No MacBook estavam vídeos, fotos e textos que Spiegelman usaria na sua fala. “Vocês pagaram muito para me ver. O que significa que foram roubados também”. Ao final, parecia irritado, segundo a reportagem da Folha: “Se soubesse que isso iria acontecer não teria vindo”.

Ele falou sobre sobre sua carreira nos quadrinhos, sobretudo a HQ Maus, a mais famosa e vencedora do Pulitzer. A obra conta a trajetória de seu pai em um campo de concentração nazista.

Segundo a organização do evento, um boletim de ocorrência foi feito. Caso alguém saiba algo sobre o paradeiro do computador do autor, mandem um email para a editora dele aqui no Brasil: editorial@companhiadasletras.com.br

A foto é de Flávio Braga, da Folhapress.

Comentários