Qualquer coleção de quadrinhos que tenha alguma edição de Classics Illustrated já pode se considerar valiosa. A coleção foi publicada nos EUA entre os anos de 1941 a 1971, até serem cancelados sem muita explicação. Diversos clássicos da literatura ocidental foram adaptados como Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, Huckleberry Finn, de Mark Twain, entre outros. Agora, a empresa americana Trajectory trouxe essas HQs raras para o iPhone, iPod Touch e iPad. Cada edição custa 4,99 dólares e pode ser comprada através do iTunes.

A coleção teve uma tentativa de recuperar o sucesso inicial no início dos anos 1990, quando a editora First lançou uma nova série com artistas renomados dos quadrinhos, como Kyle Baker, Mike Ploog, Bill Sienkiewicz, e muitos outros. Essas revistas chegaram ao Brasil pela Abril em novembro de 1990 e tiveram apenas 12 edições.

Apesar da proposta da First ser bem interessante, a empreitada não deu muito certo e a coleção foi novamente interrompida. Mas, é a coleção original o grande tesouro a ser descoberto. E a dificuldade de encontrar as edições em lojas especializadas torna o digital a melhor saída. Inicialmente serão 50 números disponíveis para download. Mais detalhes no Facebook da Trajectory.

Comentários