O Cine São Luiz na edição do Janela do ano passado. Foto: Victor Jucá.

O Cine São Luiz na edição do Janela do ano passado. Foto: Victor Jucá.

A nona edição do do Recife abriu inscrições gratuitas para a oficina Janela Crítica, voltada a cinéfilos que desejam exercitar um olhar crítico para o cinema pela escrita. O festival ocorre nos próximos dias 28 de outubro a 6 de novembro.

“A Janela Crítica sempre foi cara ao festival desde a sua primeira edição. Muitas vezes, os textos são lidos pelo público, gerando burburinho durante as sessões e reverberando sempre de uma forma transformadora para quem faz. Aqueles que participaram, de alguma forma, continuaram ou desenvolveram um tipo de carreira dentro do cinema, seja trabalhando em jornal, fazendo filme, escrevendo blog etc”, disse Luís Fernando Moura, coordenador de programação do festival.

Pelo segundo ano consecutivo, o Janela Crítica será coordenado pelo jornalista, crítico e pesquisador Heitor Augusto. Redator da revista Interlúdio, Heitor coordenou, entre 2013 e 2015, o Crítica Curta, oficina de crítica durante o Festival de Curtas de São Paulo. Também foi um dos selecionados da Berlinale Talent Press 2015, programa do Festival de Berlim para jovens críticos. Tem trabalhos em jornalismo cultural, curadoria, júri e ensino em cursos e workshops.

Serão selecionadas apenas sete pessoas para a oficina. Os participantes irão vivenciar a prática da crítica cinematográfica durante o festival. Os selecionados terão, ainda, entrada gratuita nas sessões para produzir críticas que serão veiculadas no site do evento diariamente. Ao final do festival, os participantes irão integrar o júri especial Janela Crítica, que elege os melhores filmes nas categorias de curtas nacionais, curtas internacionais e longas.

As inscrições seguem até 05 de outubro. O resultado da seleção será divulgado até 17 de outubro. Mais informações no site do Janela.

Sem mais artigos