Você nem precisa ser um expert pra saber: Jack Kirby foi um dos maiores nomes dos quadrinhos de todos os tempos. Ajudou a definir a estética e as narrativas das histórias de super-heróis (ainda que não tenha se restringido a esse gênero dos comics). E foi plural como poucos: roteirista, desenhista, arte-finalista e editor ele teve passagens pela DC, Marvel e outras editoras. Nascido em 28 de agosto de 1917, Kirby tem seu centenário comemorado ao redor do mundo. Aqui no Brasil ele ganha um livro com homenagens de autores brasileiros, biografia, além de eventos online e offline.

Foi na Marvel onde Jack Kirby fez história e criou personagens que hoje fazem a máquina da indústria do entretenimento girar com força. Entre suas criações estão Capitão América (com Joe Simon), Quarteto Fantástico, Vingadores, X-Men, Hulk, Homem de Ferro, Thor, Pantera Negra, Surfista Prateado e vários outros em parceria com Stan Lee. Seus designs e conceitos estéticos serviram para dar forma ao Universo Marvel como conhecemos.

Na DC ele criou vários heróis e vilões, mas sua criação mais famosa é Darkseid, um dos mais conhecidos antagonistas da editora e que terá destaque no filme inédito da Liga da Justiça, que estreia em novembro.

Na esteira de seu centenário no Brasil o autor ganha diversas homenagens. Uma das mais emblemáticas é o livro editado pelo site Guia dos Quadrinhos, Os Mundos Jack Kirby. Na obra, 100 desenhistas brasileiros homenageiam criações de Jack Kirby, além de trazer textos do pesquisador de quadrinhos Ben Santana que conta as origens de cada trabalho e personagem criados por Kirby.

O luxuoso volume tem trabalhos de profissionais conhecidos no Brasil e no exterior, como Alex Genaro, Al Stefano, Bira Dantas, Caio Cacau, Daniel HDR, Eric Peleias, Flávio Luiz, Franco de Rosa, Germana Viana, Joel Lobo, Klebs Júnior, Laudo Ferreira, Luke Ross, Mario Cau, Octavio Cariello, Omar Viñole, Paulo Mansur, Renata C B Lzz, Sam Hart, Thiago Spyked, Tom Dutra, Will e Will Conrad.

Os artistas estarão presentes na loja das 15h às 19h para conversar com os visitantes e autografar o livro, que estará à venda com desconto. O endereço da loja Pop Art's é Rua Domingo de Morais nº 348 – Loja 27, próximo ao metrô Ana Rosa.

Ainda está prevista para este mês uma exposição. Entre os dias 19 de 28 de agosto, o Instituto HQ sediará uma exposição sobre a vida e os trabalhos de Jack Kirby, apresentando ainda algumas das mais belas ilustrações criadas para o livro O Mundo de Jack Kirby. A curadoria da exposição é de Edson Diogo, criador do site Guia dos Quadrinhos, e do artista gráfico Will. O Instituto HQ fica na Avenida Pompeia nº 2040, em São Paulo.

Veja abaixo algumas das artes assinadas por autores brasileiros com personagens criados por Kirby.

Sem mais artigos