Sam Beam propõe melhor viagem folk do ano

Iron & Wine

IRON & WINE
The Shepherd’s Dog
[Sub Pop, 2007]

Iron & Wine - The Shepherd’s DogSam Beam faz tudo no Iron & Wine, seu projeto de indie-folk com três discos lançados e dezenas de singles e EP’s. Retrato fiel do artista underground quase eremita, Beam tem recebido apoio e elogios por parte da imprensa especializada. Seu novo disco The Shepherd’s Dog amplia suas influências folk tradicionais e traz novidades, ainda que permaneça fiel ao estilo que o consagrou. Exemplo disso é “The Devil Never Sleeps”, suingada, com piano e skretches.

Entre os convidados do disco estão Paul Niehaus, do Calexico e os músicos de jazz Matt Lux e Rob Burger. Toques mexicanos são presentes em várias faixas do álbum e também na guitarra de Beam, que vem de uma parceria interessante com o Calexico no EP In the Reins.

Quando perguntado sobre o disco, Beam afirmou ao jornal The Independent que se tratava do mais político disco até agora. Fruto da reeleição de Bush, as letras refletem esse momento político “confuso”, mas segundo o artista, está longe da militância. Claro que está. Mesmo canções como “Flightless Bird, American Mouth” e “Innocent Bones”, nunca o conteúdo das letras irão sobrepujar a viagem folk quase progressiva do Iron & Wine. [Paulo Floro]

NOTA: 8,0

Sem mais artigos