Músico norte-americano usa o synth-folk como base para um disco melancólico e memorialista

Helado Negro e a sensibilidade latina como resistência no ótimo This Is How You Smile
NOTA8.5

O músico e produtor norte-americano Roberto Carlos Lange traduz a sensibilidade latina em seu projeto Helado Negro. Seu novo disco, This Is How You Smile, é o auge dessa sua proposta artística e chega em um momento essencial da nossa sociedade, em que as diferentes expressões, etnias e origens precisam ser evidenciadas. O imaginário trazido por Lange é rico em expressões, sabores, cores e timbres e ajuda a esvaziar os estereótipos latinos na América.

Depois de um disco pesado e reativo como foi Private Energy (2016), em que ele refletia sobre as violências sofridas por negros e latinos, aqui Lange abraça a positividade ao celebrar suas raízes. É um disco solar, memorialístico, mas também com um forte apelo à perseverança. “Rindo longamente / Rindo mais forte / Me faz / sentir mais forte”, canta ele em “País Nublado”, um folk em inglês e espanhol que trata de não se abater por nuvens pesadas e escuras.

O disco é recheado de memórias de Lange, que nasceu na Flórida, EUA, filho de imigrantes equatorianos. São fragmentos que ajudam a formar um panorama típico de famílias imigrantes, com todos os conflitos, tristezas e alegrias que isso envolve. Por toda essa entrega e vulnerabilidade, era de se esperar que este seja o mais melancólico dos discos de Lange.

Mas seu experimentalismo segue firme, com uma mistura de pop, soul e, sobretudo, synth-folk, subgênero do qual já se tornou expoente. Com toda sua sensibilidade, This Is How You Smile, entra para o rol de obras memoralísticas em que o autor traduz conflitos típicos de uma comunidade em uma obra aberta e acessível que acaba abrangendo sentimentos mais amplos, no caso aqui o pertencimento e perseverança.

Ouvir esse disco em um momento politicamente tumultuado como esse, em que os neoconservadores do mundo pisam com violência em qualquer sensibilidade, seja ela de qualquer natureza, soa bastante poderoso.

HELADO NEGRO
This Is How You Smile
[RVNG Intl., 2019]

Helado Negro: senso de comunidade de onde se retira a força. (Foto: Anna Groth).

Sem mais artigos