Olinda é a cidade dos blocos. Existem agremiações para todos os lados e todos os gostos. Fizemos uma programação leve, até mesclamos com o Recife. É escolher e se jogar. Tem as opções bem tradicionais (que não podem faltar) até mesmo aquelas que são pura roubada.

Escolha, pegue sua doleira, o short mais curto, a camiseta mais colada e a condução mais próxima.

Por Fernando de Albuquerque

Leia Mais:
O guia pop do Carnaval de Recife e Olinda
A pro­gra­ma­ção com­pleta do Rec Beat este ano

Entrevista Karina Buhr: “Carnaval foi minha escola”

Sábado, 9 de fevereiro

I LOVE TRAVESTY – ANO II
Concentração é na frente do Museu de Arte Contemporânea de Olinda, a partir das 11h. O desfile? Pelas rua 13 de maio, point gay do Carnaval. O lema: “Venham montadíssimas roubar orquestras, boys magia e a CENA nas ladeiras históricas da cidade patrimônio das travestys”.

HOJE A MANGUEIRA ENTRA
Na rua Joaquim Cavalcanti, às 14h, no Varadouro. O nome do bloco já diz tudo… basta ir e se divertir.

IGREJA PITUCOSPAL INGERICANA
Na rua 27 de janero, às 14h30, no Carmo. O bloco é exatamente o que o nome diz, uma sátira às ratas e aos ratos de igreja.

EU ACHO É POUCO
O bloco é figurinha tarimbada no Carnaval olindense e é superlotado de balzacas e balzacos (trintões). A concentração e saída é em frente ao Monsteiro de São Bento, no Varadouro.

HOMEM DA MEIA NOITE
O bloco é tradicionalíssmo, tanto que já virou matéria no mundo todo. Um boneco gigante vestido de verde e preto preenche o fascínio de quem gosta de Carnaval. A concentração é à meia noite na Estrada de Bonsucesso, no Bonsucesso.

FLOR DA LIRA
Às 19h30, na Praça do Arsenal da Marinha é a vez do Flor da Lira. O bloco ilumina o imaginário dos antigos carnavais.

Fotos: Prefeitura de Olinda/Divulgação

Fotos: Prefeitura de Olinda/Divulgação

Domingo, 10 de Fevereiro

ENQUANTO ISSO NA SALA DA JUSTIÇA
Às 10h, a Praça do Alto da Sé se traveste de super heróis para o desfile de um dos blocos mais populares do Estado.

MUCHA LUCHA
Aqui, a onda é ir assistir a lutadores totalmente fora de forma em uma luta livre no estilo Tele-Catch em plena Olinda!

BLOCO DA SAUDADE
Centenário, o Bloco da Saudade embala o imaginário popular em todo o Estado. O desfile será às 17h, na praça 12 de Março, no Carmo.

ELEFANTE DE OLINDA
Só quem é pernambucano mesmo sabe o valor do bloco. Ele desfila na rua de Guadalupe, em Guadalupe, às 17h30.

CÃO CHUPANDO MANGA
Às 9h, no Varadouro, na rua da Boa Hora, a vez é do ditado popular!

FLOR DA LIRA
No Varadouro, às 19h, o bloco que já participu de vários concursos e festivais desfila na rua 15 de novembro.

INOCENTES DO ROSARINHO
Muitos pensaram que a agremiação estava extinta. Pura mentira. Os rapazes inocentes desfilam às 19h no Largo do Amparo, no Amparo.

nada

Segunda, 11 de fevereiro

BLOCO DO NADA
Talvez um dos mais cabeças entre os blocos! Sai do Mercado da Boa Vista às 13h e desfila pelas ruas do bairro da Boa Vista, em lugares onde Nada passa. Orquestra: do Nada. Este ano, esse bloco psicodélico completa 10 anos.

BLOCO DO ARANHA
O Homem Aranha ataca em plena segunda, às 8h, na Rua do Amparo, no Amparo em Olinda.

EU ACHO É POUQUINHO
Os filhos dos balzacas do Eu Acho É Pouco brincam carnaval às 8h30 na praça Laura Nigro, na Ribeira.

OS IDOSOS
Às 10h é a vez dos idosos ais animados de Sapucaia de Dentro.

SE EU COZINHO EU COMO
No Amparo, às 11h, na Rua de São João, a brincadeira é com o que se come e aquele que prepara.

ME CHAMA QUE EU VOU PRA GOIABEIRA
Sabe aquela brincadeira de menino amarelo. Virou troça, depois bloco. Lá na rua Pintassilgo, em frente a Vila Olímpica de Rio Doce, às 11h, os marmanjos mais amarelos vão se ruinir para tomar cerveja e dançar frevo.

QUILOMBO EM FOLIA
O bloco anima as ruas de Sítio Novo. A saída está marcada para o meio dia, na rua Maria Dourado.

SE NÃO QUER…TEM QUEM QUEIRA
Segunda é o começo do fim, então todo mundo perde a frescura e parte pro “quem me quer”. A saída é às 13h, sol a pino, no Centro Luiz Freire, no Carmo.

PITOMBEIRA DOS QUATRO CANTOS
Na praça 12 de Março, no Carmo um dos mais tradicionais blocos vai concentrar, concentrar, concentrar…será que sai? É ver para crer.

APOTEOSE DOS BONECOS GIGANTES
Se um boneco gigante já faz um fuzuê, imagina uma apoteose? Dá até medo… Será no Alto da Sé, às 9h. O desfile termina na frente da Prefeitura Municipal de Olinda. É ‘carreira’. Ah, são 50 bonecos gigantes.

MARCO ZERO
Vários blocos se encontram entre 18h e 20h no palco principal do Marco Zero. São os mais tradicionais como Bloco das Flores, Um Bloco em Poesia, Bloco O Bonde, Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira do Recife (tem o de Olinda é?), Bloco Flor da Lira de Olinda (ops, olha o separatismo), Bloco Eu Quero Mais e o Bloco Flabelo Encantado. Vai ser bonito de se ver.

RUA DA MOEDA
O Bonde, Bloco Carnavalesco Pierrô de São José, Bloco Batutas de São José, Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas do Recife, Troça Carnavalesca O Bagaço é Meu e o Bloco Cordas e Retalhos desfilam na rua da Moeda. Bem ali onde tem a estátua de Chico Sciense. A partir das 18h.

GRANDE DEMENTE
Não dá para entender direito um bloco que se chama Troça Carnavalesca Mista Grande Demente e principalmente por estar localizada em Brasília Teimosa. O desfile será às 18h30. Vale a pena conferir para saber do que se trata.

INOCENTES DO ROSARINHO
Às 19h, na Praça do Arsenal, os Inocentes do Rosarinho, que já desfilou em Olinda, passeia pelas ruas do Recife Antigo.

Foto: Juliana Lombardi via Facebook do Bloco

Foto: Juliana Lombardi via Facebook do Bloco

Terça, 12 de fevereiro

EU ACHO É POUCO
O bloco é tradicional (existe desde 1977) e já foi reduto dos descolados pernambucanos. A vibe é bem legal e com certeza é um dos que arrastam mais pessoas pelas ladeiras de Olinda. Bom mesmo é ir de amarelo e vermelho. O desfile começa às 17h, com partida no Monsteiro de São Bento.

A CORDA
Bem na ladeira da misericórdia, aquela que é bem íngrime….desfila o A Corda. A ideia está expressa no próprio nome, cujo intuito é acordar o povo mesmo. A saída é às 7h.

ESSE CARA SOU EU
Na rua da Linha, no Alto da Bondade, desfila o bloco inspirado na música de Roberto Carlos. A promessa é que se ouça o refrão “O cara que pensa em você toda hora” em vários ritmos. A saída é às12h30.

DE REPENTE SECA UM LITRO
Todo mundo que bebe já passou por essa situação. Você pega uma garrafa de uísque, junta uns amigos e quando vê…de repente seca um litro. A agremiação desfila no Córrego do Aureliano, em Águas Compridas, às 13h.

QUERO TE COMER
Um misto de Walking Dead e Carnaval de Olinda irá invadir o já tradicional bloco “Eu Acho É Pouco” (que está quase um bloco da Saudade). O encontro é às 14h no Pátio do Monsteiro de São Bento.

CEROULA DE OLINDA
Quem vai à Olinda e não viu o Ceroula não brincou Carnaval. O Bloco desfila às 15h no Largo de Guadalupe, em Guadalupe.

QUE CORNO É ESSE?
Para quem gosta de algo um pouco “diferente”…o negócio é ir para Peixinhos, às 23h, na barraca de Nenem, na rua Gameleira. Se joge…mas sem pertences.

BLOCOS LÍRICOS
No Sítio de Seu Reis, no Carmo, a partir das 19h, vários blocos líricos se encontram: Flor da Lira de Olinda, Um Bloco em Poesia, Amantes das Flores de Camaragibe, Flor do Eucalípto, Com Voce no Coração, Menestréis de Paulista, Flabelo Encantado, Seresteiros de Salgadinho, Cordas e Retalhos e Eu Quero Mais.

Sem mais artigos