Frank Ocean foi o nome de 2012 com seu disco ChannelOrange. Agora, o Grammy mostra que está consoante com seu tempo e indica o cantor como disco do ano e outras duas categorias. A edição 2013 tem ainda como destaque os rappers Jay Z e Kanye West, Mumford & Sons e The Black Keys.

O anúncio foi feito nesta quinta, e chamou atenção pela atenção dada ao universo indie. Nomes pop e explorados à exaustão pela mídia, como Justin Bieber, ficaram de fora. Depois de dar destaque a artistas como Arcade Fire em edições anteriores, o Grammy mostra que está em busca de relevância ao tornar suas indicações mais próximas da opinião da crítica especializada.

Claro, a premiação não se roga em indicar sucessos como Adele – e Frank Ocean nesta edição – mas, a busca por qualidade e alguma inovação, parece pautar as escolhas da academia.

O troféu de melhor gravação está sendo disputado por Frank Ocean, com a faixa “Thinking About You”, tirada de seu disco ChannelORANGE, o grupo pop fun., ao lado de Janelle Monáe, “We Are Young”, o hit “Somebody I Used To Know”, de Gotye, The Black Keys com “Lonely Boy” e Taylor Swift, com “We Are Never Ever Getting Back Together”.

Em revelação, além de Ocean, concorrem ainda Fun., Alabama Shakes, o cantor de country Hunter Hayes e The Lumineers. Em álbum do ano, todos os indicados receberam respaldo da crítica especializada este ano: The Black Keys, Mumford & Sons, Jack White, e mais uma vez, Frank Ocean. Fun. é a única surpresa. Na categoria de música alternativa, o páreo também é duro, mas tratando-se de um nicho, nem há tanto destaque. Fiona Apple, Bjork, Gotye, M83 e Tom Waits concorrem.

Melhor disco de rock trazem Coldplay, Muse, Bruce Springsteen, Jack White e The Black Keys. A cerimônia do 55º Grammy acontece no dia 10 de fevereiro de 2013. Ainda não foi divulgado se alguma TV no Brasil irá fazer a transmissão (em anos anteriores, o TNT exibiu a cerimônia ao vivo).

Veja abaixo os indicados nas categorias principais. Para ver a lista completa, acesso o site do prêmio.

Álbum do Ano
El Camino – The Black Keys
Some Nights – Fun.
Babel – Mumford & Sons
Channel Orange – Frank Ocean
Blunderbuss – Jack White

Gravação do Ano
“Lonely Boy” – The Black Keys
“Stronger (What Doesn’t Kill You)” – Kelly Clarkson
“We Are Young” – Fun., featuring Janelle Monáe
“Somebody That I Used To Know” – Gotye, featuring Kimbra
“Thinkin Bout You” – Frank Ocean
“We Are Never Ever Getting Back Together” – Taylor Swift

Melhor Revelação
Alabama Shakes
Fun.
Hunter Hayes
The Lumineers
Frank Ocean

Música do Ano
“The A Team” – Ed Sheeran, compositor (Ed Sheeran)
“Adorn” – Miguel Pimentel, compositor (Miguel)
“Call Me Maybe” – Tavish Crowe, Carly Rae Jepsen and Josh Ramsay, compositores (Carly Rae Jepsen)
“Stronger (What Doesn’t Kill You)” – Jörgen Elofsson, David Gamson, Greg Kurstin and Ali Tamposi, compositores (Kelly Clarkson)
“We Are Young” – Jack Antonoff, Jeff Bhasker, Andrew Dost and Nate Ruess, compositores (fun., featuring Janelle Monáe)

Sem mais artigos