A Fé nas Imagens
Por Ana Lira

As dez imagens apresentadas neste ensaio fazem parte da mostra Romeiros de Fé, do fotógrafo sergipano Alejandro Zambrana. Elas foram produzidas, durante os últimos três anos, nas romarias realizadas em homenagem a Padre Cícero Romão, em Juazeiro do Norte, no Ceará. A presença de visitantes e romeiros, que ocorrem quatro vezes durante o ano, alteram de modo tão significativo a rotina da cidade que os moradores locais e dos arredores desenvolveram uma estrutura específica para receber os que migram para a região durante os festejos.

O cenário inclui a organização de um comércio de bens e serviços para os romeiros, que se desenvolve paralelamente aos sinais de fé. Alejandro Zambrana mergulha neste ambiente para dialogar com a temática e leva o espectador a observar além das faces marcadas pelas dores. As romarias em suas lentes também tem cores, luzes, texturas, reflexão, ironias e críticas à utilização da fé com fins políticos. É uma discussão que não insere apenas no aspecto da vivência com a divindidade porque as festas populares também revelam o modo de organização sociopolítica de um povo.

A preocupação de Zambrana, em observar esses detalhes, permitiu que ele entrasse em contato com personagens e histórias que a cada romaria agregam mais uma página. A mulher que visitou a terra de Cícero Romão cerca de 60 vezes; os homens que enfrentaram fome, calor e cansaço para pagar as suas promessas; e os motoristas que adornam os carros e ganham dinheiro transportando visitantes são algumas das narrativas presentes no ensaio, que foi todo fotografado com filme chromo colorido de 35mm.

Além das fotos aqui presentes, essas históricas podem ser vistas em mais vinte imagens que compõem a exposição em cartaz até o final de junho em Aracaju, na Galeria Jenner Augusto, localizada na Sociedade Semear. Alejandro Zambrana tem planos de continuar suas andanças pelas romarias, mas, no momento, também dedica o seu olhar a outras manifestações da cultura popular, como o Lambe-Sujo, de Sergipe, que em breve deverá ganhar mostra pública pela perspectiva do fotógrafo.

Sem mais artigos