Futuro do Estúdio Ghibli, de A Viagem de Chihiro, ainda é incerto

vidas
Cena de Vidas Ao Vento, lançado no ano passado. (Divulgação).
Cena de Vidas Ao Vento, lançado no ano passado. (Divulgação).
Cena de Vidas Ao Vento, lançado no ano passado. (Divulgação).

Estúdio ficou abalado com a aposentadoria do mestre Hayao Miyazaki e considera fechar as portas

Um dos maiores nomes na animação japonesa, o estúdio Ghibli, vem sendo alvo de diversos rumores desde o último final de semana. O produtor da casa Toshio Suzuki deu uma entrevista à TV japonesa comentando sobre o futuro do setor de animação. Com diversas traduções livres do japonês para diversas línguas, diversos sites e revistas concluíram que o estúdio estava fechando as portas.

Leia Mais
Critica: Miyazaki se despede com a obra-prima Vidas Ao Vento
O possível último filme do Studio Ghibli ganha trailer

Nessa segunda (4), Suzuki disse em um comunicado que o Ghibli, lar de clássicos de Hayao Miyazaki como A Viagem de Chihiro, estava passando por uma reformulação em seu setor de animações. Fatores econômicos seriam a principal causa da crise. E, sim, o fechamento dessa área de desenhos animados ainda é uma possibilidade. “Se você está se perguntando o que essas mudanças são… estamos pensando em desmantelá-lo [o estúdio] uma vez mais. É como uma grande limpeza”, citado pelo site Cinemaniax. “A aposentadoria de Miyazaki foi algo que muito impactante para nós. O que fazer com o Ghibli depois disso? Temporariamente, devemos fazer uma pausa e pensar sobre onde vamos a partir daqui.”

Miyazaki, vencedor do Oscar por A Viagem de Chihiro, anunciou sua aposentadoria no ano passado após lançar o excelente Vidas Ao Vento, que também recebeu uma indicação da Academia.

Enquanto analisa suas possibilidades para o futuro, o estúdio se prepara para lançar no mercado internacional o longa When Marnie Was There, de Hiromasa Yonebayashi, tido como uma promessa dentro do Ghibli para substituir o mestre Miyazaki. O longa ainda não tem previsão de estrear no Brasil.

Por aqui, uma caixa com três longas do estúdio foi lançado meses atrás e traz clássicos como A Princesa Mononoke. A distribuidora Versátil anunciou um segundo volume, com os filmes em Blu-Ray O castelo no céu (1986), O serviço de entregas da Kiki (1989) e Porco Rosso (1992). Veja o trailer abaixo: