A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Fundarpe, publicou nesta sexta (26) o edital que tem por objeto a contratação de empresa especializada para execução de obra de engenharia para requalificação do Cine Olinda. O equipamento cultural está inserido no polígono de tombamento que delimita o acervo arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade de Olinda. O valor máximo estimado para a contratação é de R$ 1.627.866,17.

“Com este certame e a finalização das obras de infraestrutura do Cine Olinda, o Governo de Pernambuco cumpre sua parte no compromisso com o Cine Olinda, no sentido de proteger esse bem, garantir melhores condições para sua utilização e sustentabilidade. Esperamos que seja devolvido à população de Olinda o mais breve possível”, diz Márcia Souto, presidente da Fundarpe.

O Cine Olinda está situado num contexto urbano heterogêneo. Na região onde foi construído estão o Clube Atlântico, os Correios e Telégrafos, e, do outro lado da Avenida Sigismundo Gonçalves, a Praça da Liberdade. Do ponto de vista urbanístico a edificação pertence ao processo de ocupação das faixas de praia em Olinda, datada do início do século XX, quando o banho de mar e atividades de lazer possibilitou a retomada, embora frágil do crescimento urbano da cidade.

Dentre as obras que serão feitas está sala de projeção para 209 pessoas, salas reversíveis para 60/80 pessoas, lanchonete, sala para secretaria /diretoria, sanitários públicos, incluindo deficiente e depósito. A obra inclui serviços de demolições, remoções e retiradas de material, pintura geral, fornecimento e assentamento de balcões, bancadas, louças, esquadrias de madeira, serviços no piso, com complemento de piso cerâmico e fornecimento e assentamento de piso vinílico e assoalho, serviços no teto, com fornecimento e assentamento de forro de gesso e forro lambril, revestimento de paredes, execução de alvenarias, fechamentos com painéis e divisórias, serviços de restauro, incluindo tratamento de fachada, recuperação de piso e revestimento de parede, instalações elétricas, telefônica, hidro-sanitárias, climatização, sinalização, entre outras.

Sem mais artigos