O cãozinho Jack Russel Terrier Uggie, que interpreta o cachorro ator em O Artista foi barrado no Oscar. Depois de chamar atenção em premiações como SAG Awards e no Globo de Ouro, ele não foi credenciado para a festa da Academia, que com isso ganhou o troféu de instituição mais careta dos EUA. Além de se mostrar nada simpática ao dotes artísticos dos bichos.

Uggie já é um veterano no cinema e na televisão. Antes de ganhar fama com O Artista, ele atuou Água Para Elefantes, com Robert Pattinson. Ele venceu o prêmio Coleira de Ouro esta semana por seu trabalho em O Artista. Bateu concorrentes como Cosmo, de Toda Forma de Amor, também um Jack Russell Terrier e a doberman Blackie, de A Invenção de Hugo Cabret.

O troféu era uma coleira de cristais Swarovski com um pingente em forma de osso. Antes, ele já tinha recebido o Palm Dog (a palma canina), no festival de Cannes. Depois de O Artista, o treinador do animal, Omar von Muller, anunciou a aposentadoria do bicho. Uma pena que só tenha conseguido a fama mundial já perto do fim de sua carreira (é assim como muitos atores, sabemos).

A Academia de Artes e Ciências de Hollywood já desdenhou por anos atores negros, mulheres na direção. Não será desta vez que ela dará atenção – mesmo que por brincadeira – a um cachorro. Leia nossa crítica para O Artista.

Uggie com as colegas Meryl Streep e Kate Winslet no Globo de Ouro (Foto: Divulgação)

Sem mais artigos