Fire Fox AK (Foto: Per Kristiansen)

EXPRESSO SUECO
O país não pára de surpreender e revela banda de electro-pop comparada ao Kraftwerk
Por Breno Soares

A Suécia é realmente um país incrível. Mesmo sem estar no centro do furacão musical que são os Estados Unidos e a Inglaterra, sempre forneceu o que há de melhor na música pop independente ou não.

Nomes como ABBA e posteriormente The Cardigans colocaram a Suécia em evidência, mas nem só de “Gimme Gimme Gimme” ou “Dancing Queen” vive as terras geladas da rainha Silvia (brasileira de coração) e do rei Carl Gustaf. A cena sueca conta com outros nomes, que estão construindo sua história e alcançando destaque no mundo.

Recife pôde conferir este ano alguns desse talentos no festival No Ar – Coquetel Molotov como o Love is All, Hello Saferide e Suburban Kids With Biblical Names. Anteriormente no Festival e ainda no evento Invasão Sueca pudemos confeir o Hell on Wheels, Jens Lekman, José Gonzáles e El Perro del Mar.

Outra banda que ainda não aportou em terras brasileira, mas que devido a seu grande talento e suas canções doces, algumas quase trilha sonora de um sonho como a canção ‘The Draft’ é a Firefox AK.

A banda é formada pela vocalista Andrea Kellerman e seu parceiro musical Viktor Ginner, velho amigo desde a época do colégio. Andrea passou 4 anos em Londres, cantando em uma banda de triphop chamada Collective Anamorphic. Depois desse tempo, decidiu voltar para a Suécia. Ao ir para casa arrumar as malas, Andrea se deparou com um hidrante onde viu o nome Firefox e teve o insight para o nome de seu projeto solo que iria desenvolver em sua terra. Com um violão apenas, começou a cantar suas composições com sua voz suave.

Fire Fox AK (Foto: Per Kristiansen)

Mesmo satisfeita, ainda faltava algo. Trocou seu violão por uma guitarra e chamou seu amigo de longa data, Viktor Ginne, para tocar com ela. De um trabalho acústico solo, Andrea passou a trabalhar com seu amigo sua suave voz acompanhada de alguns beats e teclado, o que deu a fórmula atual do Firefox AK. Dois anos depois de se juntarem lançou seu primeiro álbum, Madame, Madame!. Disco de 10 faixas repleto de um “pop eletrônico melódico, duro e suave ao mesmo tempo, uma completa mistura de calor e frio que vai deixar você com um sentimento de não saber exatamente o que você acabou de escutar” nas palavras de Annika Norlin (jornalista e vocalista da banda Hello Saferide e Säkert!).

Andrea também escreveu as músicas, tocou guitarra e baixo bem como participou da arte do disco, juntamente com seu marido. O disco foi produzido por ela com Viktor Ginner.

“Eu queria que o disco fosse mais dançante e que queria que ele tivesse mais beats e sintetizadores”, afirmou Andrea. “Viktor e eu nos conhecemos tão bem. Eu poderia dizer a ele: Para essa música nós deveríamos usar… uma bateria espacial. Ele saberia exatamente que som eu estava procurando.”Fire Fox AK - Madame, Madame!

A banda coleciona admiradores entre a imprensa e artistas. “The Knife está produzindo Belle and Sebastian em seu jeito mais fofo. Então Beth Orton vai em um picknick com o Postal Service”. A frase foi escrita pelo jornal sueco Dagens Nyheter, quando tentava descrever o som do Firefox AK. “O melhor electro pop desde o lançamento do Man Machine do Kraftwerk”, escreveu outro jornal sueco.

Quando perguntada pela complexidade de tocar em uma banda com tantos efeitos sonoros e instrumentos e apenas duas ou eventualmente três pessoas, ela disse que a grande ajuda que ele teve foi o seu iPod que leva cuidadosamente em seu cinto, com o qual leva bases pré-gravadas de suas canções. “Usar um iPod foi para mim a melhor solução para quando tocar ao vivo”.

Ano passado Firefox Ak tocou em abertura de shows do Stereo Total, Vive La Fête, Maria Taylor em lugares como a Escandinávia, Alemanha e França.

Andrea tem sido acompanhada em suas apresentações pelos seus amigos Ulrica Brunner (sintetizadores) e Andreas Hogby (baixo). O primeiro lançamento da Andrea foi o Ep What’s that sound gravado pelo seu próprio selo. Logo após o lançamento ela assinou com a Razzia Records e o Ep foi relançado em grande escala. Foi nesse momento que ela decidiu por o AK (suas iniciais) após o nome Firefox.

O Firefox Ak fez um dueto com a banda Hello Saferide, companheiras do mesmo selo. Esse dueto tornou-se trilha do seriado Big Love da HBO. Andrea Kellerman ainda arrumava tempo para trabalhar em um coffee shop e estudar para ser professora de Inglês. Atualmente Andrea está trabalhando em seu próximo álbum, do qual ela já tem 9 músicas sendo trabalhadas.

“Eu retornei para Estocolmo e comecei a escrever algumas novas músicas. Atualmente tenho 9, então o álbum está vindo devagar. Elas estão sendo gravadas sob as núvens nubladas e chuva e próximo a um lago chamado Båven…Viktor Ginner produziu estas 9 músicas comigo e foi um grata oportunidade poder trabalhar com ele de novo. Eu tenho mais algumas músicas para gravar e espero que em breve elas sejam lançadas”.

Sem mais artigos