DIVERSÕES FILOSÓFICAS
Premiada série retrata nomes importantes da Filosofia com humor e sem um pingo de condescendência
Por Paulo Floro

FILÓSOFOS EM AÇÃO VOLUME 01
Fred Van Lente (texto) e Ryan Dunlavey (arte)
[Gal Editora, 100 págs, R$ 29,90]

Não se engane por duas certezas prévias que podem te acometer ao ter contato com o primeiro volume de Filósofos em Ação. O primeiro é o design de capa nada convidativo e o segundo é acreditar que o livro traz mais uma monótona tentativa de trazer as teorias filosóficas para o gosto popular. Nada disso, este primeiro lançamento da Gal Editora usa a cultura pop para contar a história de nove grande pensadores.

Platão, Bodhidharma, Ayn Rand, Thomas Jefferson, Santo Agostinho, Carl Jung e Joseph Campbell foram os nomes escolhidos para estrear a coleção, que teve três volumes lançados nos EUA. Aqui, o mote é transformar os filósofos em personagens de ação, usando para isso situações absurdas, beirando o nonsense, como fazer de Platão um campeão de luta livre.

Esse humor próximo do escracho é o segredo da série, que revelou os talentos de seus autores, sobretudo Van Lente, que atualmente escreve os elogiados quadrinhos infanto-juvenis da Marvel. Ele retratou os filósofos, destacando suas peculiaridades e sobretudo, as mancadas, afinal trata-se uma HQ de humor. Mas não deixou de lado de elucidar com apurada pesquisa sobre as teorias e pensamentos dos retratados. Já Dunlavey soube dar um bom clima descontraído ao livro, ainda que não tenha apresentado nada de novo ou tão criativo.

Educação
O Brasil tem uma fraca biblioteca de títulos em HQs que se propõe a ter uma função educativa, mas que ao mesmo tempo não sejam limitados artística e editorialmente. Filósofos em Ação tem essa coragem de se mostrar relevante enquanto fonte de conhecimento sem deixar seu humor as vezes jocoso, outros político.

Filósofos em Ação foi lançada originalmente em 2005, após os autores receberem o prêmio Xeric – que dá apoio financeiro a projetos de HQs independentes. A série também concorreu ao prêmio Ignatz. O editor Maurício Muniz, sócio da extinha Pandora Books, afirma que a Gal Editora pretende lançar outras obras vencedoras de prêmios como Eisner, Ignatz e o Grand Prix de Angolôume.

No final do livro, são adiantados os dois novos livros que chegarão as lojas: Fracasso de Público, de Alex Robinson, vencedor do Eisner e indicado ao Harvey Awards e Três Dedos, de Rich Koslowski, HQ maldita que faz uma sátira ao mundo do entretenimento Disney.

Filósofos Em Ação pode ser encontrado nas comic shops e livrarias ou encomendado direto pelo email.

NOTA: 7,0

Sem mais artigos