” alt=”” />

O filme Crítico, primeiro longa metragem do diretor Kleber Mendonça Filho (A Menina do Algodão, Vinil Verde, Eletrodoméstica, Noite de Sexta Manhã de Sábado), estreará internacionalmente no BAFICI – Buenos Aires Festival Internacional de Cinema Independente. O festival acontece de 8 a 20 de abril de 2008 na Argentina.

No documentário, cerca de 70 críticos e cineastas, entrevistados no Brasil e no exterior, discutem o cinema a partir do conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico. No filme, há depoimentos reveladores de criadores como Walter Salles, Nelson Pereira dos Santos, Costa Gavras, Tom Tykwer, Gus Van Sant, Eduardo Coutinho, Curtis Hanson, Fernando Meirelles, Carlos Reichenbach, João Moreira Salles, Cláudio Assis, Richard Linklater e Carlos Saura, entre outros. Críticos do mundo inteiro também foram registrados, como Les Cahiers du Cinéma, Telérama e Positif (França), O Globo, Folha de S. Paulo (Brasil), e Variety (EUA).

E Eletrodoméstica, outro curta do diretor, lançado em 2005 ganhou essa semana a Medalha de Ouro de Melhor Curta-Metragem no Festival Internacional de Documentários e Curtas de Belgrado. Contabiliza agora 40 prêmios.

Confira o trailer de Crítico.

Sem mais artigos