Cena de Chocolate, com Omar Sy. (Divulgação).

Cena de Chocolate, com Omar Sy. (Divulgação).

O Festival Varilux de Cinema Francês acontecerá este ano entre 8 a 22 de junho de 2016 em mais de 50 cidades brasileiras. As sessões no Recife acontecem nos cinemas Moviemax Rosa e Silva, Cinema do Museu da Fundaj, Cinema São Luiz e Cinemark Shopping Riomar. Chocolate, de Roschdy Zem, com o ator francês Omar Sy abrirá o evento.

Recife é uma das dez cidades que irão receber o Festival no Nordeste. Além da programação regular, são organizadas varias atividades paralelas e gratuitas na cidade e arredores.

Veja aqui os filmes desta edição.

Pela primeira vez, Recife acolherá este ano a Oficina franco-brasileira de roteiros audiovisuais de 13 a 17 de junho na aceleradora Jump Brasil reservada a um público já selecionado. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Francês do Brasil no Recife, da Aliança Francesa de Recife, do Portomídia/Porto Digital, do Centro Audiovisual Norte Nordeste (CANNE) e da Secretaria de Cultura do Estado de PE/Fundarpe.

Para abrir a conversa sobre o mesmo tema a um público mais amplo, a Aliança Francesa de Recife irá propor uma palestra aberta com uma dos formadores da oficina. O evento “Profissão roterista : roda de diálogos com Corinne Klomp” acontecerá dia 16 de junho às 19h30 na unidade do Derby da Aliança Francesa de Recife.

Sessões gratuitas de filmes serão também organizadas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Aliança Francesa de Recife e no Cineteatro Samuel Campelo de Jaboatão dos Guararapes. Essa iniciativa é apoiada pelo Instituto Francês do Brasil no Recife e a Aliança Francesa de Recife com intuito de tornar o Festival Varilux mais acessível e democrático, e também divulgar o cinema francês em outros locais que não sejam salas de cinema.

Veja a programação no site.

Sem mais artigos