Arnaldo Antunes é um dos nomes este ano. (Divulgação).

é um dos nomes este ano. (Divulgação).

Arnaldo Antunes, , , e muitos outros foram escalados para esta nona edição

Há tempos que os bons ventos da música sopram generosamente em Belém e o é, sem dúvidas, um dos principais personagens deste bom tempo. O festival, que completa nove anos em 2014, se comunica com a atual produção musical brasileira e garimpa novidades internacionais e da cena local para montar a programação que agita a capital paraense de 20 a 23 de agosto. A Revista O Grito! fará a cobertura do evento este ano.

Leia Mais
Especial: A nova cena musical do Pará

Ao todo, serão 27 atrações que inclui artistas como Arnaldo Antunes, Vanguart, , Nei Lisboa, SILVA e . As apresentações serão três locais diferentes: teatro Margarida Schivasappa, Estação das Docas e no Hangar Centro de Convenções.

Para Marcelo Damaso, curador e produtor do festival, o grande desafio é se renovar a cada edição e levar atrações que dificilmente se apresentariam em Belém se não fosse nos palcos do Se Rasgum. Neste sentido, a produção não poupou convites a cena carioca e escalou Acabou La Tequila, Pelvs e Biltre. Ainda do Rio de Janeiro, o mito Gerson King Combo com seus 69 anos, conhecido como o “rei do soul brasileiro”, que chega ao festival acompanhado de sua banda Supergroove.

Como em outras edições, o Se Rasgum continua promovendo shows exclusivos como o encontro da paulistana Violeta de Outono com o guitarrista paraense Pio Lobato. De Natal, a banda Camarones Orquestra Guitarrística divide o palco com os guitarristas Camillo Royale e João Lemos completando um time de quatro guitarras. Além disso, os irmãos André e Murilo Faria voltam a Belém acompanhados de sua banda completa: a Aldo The Band.

Paraense, Felipe Cordeiros é hoje nome forte no independente. (Divulgação).

Paraense, Felipe Cordeiros é hoje nome forte no independente. (Divulgação).

Talentos do Pará

Responsável por apresentar grandes nomes da música do estado, o festival segue no garimpo de atrações locais que mostram qualidade mas que ainda não tiveram chance de subir em grandes palcos. Na edição deste ano, cinco nomes foram escolhidos através das Seletivas Se Rasgum, realizadas entre junho e julho em Belém e Bragança. Dela saíram Meio Amargo, A República Imperial, Camila Honda, Ultranova e Simetria Oposta. Para completar o grupo que representa a musica local, o Se Rasgum convidou artistas com lançamentos marcados para 2014. São eles: Felipe Cordeiro, Jaloo, Félix Robatto, Antonio Novaes, , Turbo e Aeroplano.

Internacionais

Conhecida pelo público alternativo, El Mató a Un Policía Motorizado volta ao Brasil em um dos melhores momentos de sua carreira. A banda de indie rock argentina chega à capital paraense logo após uma turnê pela Europa com passagem pelo concorrido festival espanhol Primavera Sound. Do Mississipi, o Se Rasgum convidou o trio Bass Drum of Death que se destacou com a música “Crawling after you”, no jogo de vídeo game GTA V, e vem espalhando seu som garageiro com forte influência dos anos 90 pela Europa e Estados Unidos.

Além de destaques da música local e atrações internacionais, o Festival terá atrações gratuitas, como uma noite com entrada liberada no show da Orquestra Contemporânea de Olinda, além da exibição de documentários musicais e projetos de profissionalização da música paraense: serão oficinas, workshops, encontros e debates.

Veja a programação

Margarida Schivasappa (20/08)
Nei Lisboa (RS)
Antonio Novaes
Camila Honda

Estação das Docas (21/08)
Orquestra Contemporânea de Olinda (PE)
Camarones Orquestra Guitarrística (RN) + convidados
Biltre (RJ)
UltraNova

Hangar (22/08)
Vanguart (MT)
Gerson King Combo (RJ)
Silva (ES)
Félix Robatto
El Mató a Un Policía Motorizado (Argentina)
Aldo The Band (SP)
Gangrena Gasosa (RJ)
Meio Amargo
Aeroplano
A República Imperial

Hangar (23/08)
Arnaldo Antunes
Felipe Cordeiro
Acabou La Tequila (RJ)
Jaloo
Bass Drum of Death (EUA)
Pelvs (RJ)
Violeta de Outono (SP) feat. Pio Lobato
Turbo
Molho Negro
Simetria Oposta

Sem mais artigos