Durante uma semana, a Fnac Porto Alegre promove a discussão sobre o universo das HQs, com um tema diferente por dia.

Desenhistas, editores e profissionais especializados participam de palestras, bate-papos e oficinas para quem é amante de quadrinhos e para profissionais que buscam ingressar nesse mercado. A curadoria é de Silvio Alexandre e a programação do evento é a seguinte:

Quarta, 03 de dezembro, às 19:00 – Workshop Jam Session – com Gualberto Costa e Silvio Alexandre. Trata-se da confecção de uma história em quadrinhos coletiva. No ponto em que um artista termina o outro continua e assim por diante, sempre mantendo as características pessoais de cada artista, mas integrada a uma produção coletiva.

Ela começou em São Paulo, vem para Porto Alegre e vai até Curitiba. O resultado será um painel da atual geração de criadores de quadrinhos do Brasil, que será publicado em um livro pela Devir.

Quinta, 04 de dezembro, às 19:00 – mesa-redonda O sucesso fora do mercado tradicional de Quadrinhos. O cenário de quadrinhos brasileiros tem melhorado bastante, tanto pelo aumento de produção, quanto pelo aumento de qualidade.

E, principalmente, tem se expandido para outras possibilidades de mercado. Para falar sobre esses caminhos alternativos teremos uma conversa esclarecedora com os cartunistas Carlos Henrique Iotti, Paulo Louzada, e o escritor André Vianco, com a mediação do jornalista e cartunista Santiago.

Sexta, 5 de dezembro, às 19:00 – bate-papo: A invasão dos Quadrinhos na Literatura. Nos últimos tempos, diversos clássicos da literatura têm recebido adaptações para os quadrinhos.

Essas adaptações estão cada vez mais presentes nas escolas e nas livrarias. Para tentar entender esse fenômeno teremos um bate-papo com o quadrinista, chargista e ilustrador Edgar Vasques, o cartunista Fábio Zimbres e o ilustrador e cartunista Joaquim da Fonseca.

Sábado, 06 de dezembro, a partir das 19:00 – oficinas de quadrinhos abertas ao público, ministradas pela Quanta Academia de Arte.

Exposição Prêmio Fnac Novos Talentos – HQ. Apresentação dos trabalhos finalistas do Prêmio Fnac Novos Talentos – HQ, realizado em 2008, revelando novos talentos e apoiando a produção artística e cultural do país.

A FNAC Porto Alegre fica no Barra Shopping Sul, Av. Diário de Notícias, 300, Cristal, Porto Alegre – RS.

Sem mais artigos