O Festival de Angoulême, que acontece em janeiro na França, fará uma exposição comemorativa de Batman, que completa 80 anos em 2019. Segundo a organização, a expo será imersiva e lúdica e irá acompanhar trabalhos de autores nas diversas fases do personagem, de Bob Kane a Frank Miller.

“Nascido no final da Grande Depressão, Batman é um dos personagens mais importantes do século 20”, diz o texto da exposição divulgado pelo festival. Com motivações nascidas de uma mente torturada, o herói protege uma megalópole povoada de psicopatas, o que é um dos motes mais ousados do gênero super-herói nascido no final dos anos 1930.

A inspiração se deu sobretudo pelos romances pulp dos anos 1920, mas seus criadores Bob Kane e Bill Finger foram bastante influenciados pela expansão urbana que a América vivia no período.

O Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême é o maior evento de quadrinhos do mundo e acontece todos os anos na cidade de mesmo nome, na França. Eles premiam anualmente a melhor obra inédita, melhor mestre (dedicado a um artista pelo conjunto da obra), entre outros troféus.

Fizemos a cobertura do festival este ano, veja aqui como foi.

Sem mais artigos