Foto: Reprodução.

Clarice comentou o sentimento das pessoas privadas da liberdade. (Foto: Divulgação/Rocco).

O livro A Paixão Segundo GH, de Clarice Lispector, será o grande homenageado da 12ª edição do Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz, que acontece entre os dias 20 e 31 de agosto, no Recife. É a primeira vez que o evento presta homenagem a uma obra e não um artista.

A escolha da obra se deu por ter sido lançado em pleno início da ditadura, em 1964, e por, através de um romance, Clarice ter oportunizado a reflexão sobre o sentimento das pessoas com as restrições de liberdade. “O festival traz a perspectiva política, do livro A Paixão segundo GH. Além do que, pretendemos também fazer uma reflexão sobre o papel do romance nos dias atuais onde há uma pulverização tão grande dos gêneros literários”, explicou o curador Schneider Carpegianni.

O festival será realizado em duas etapas: a primeira, de 20 a 23 de agosto, no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, com debates e palestras. A segunda, nos dias 30 e 31 de agosto, na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, com a Festa do Livro.

Este ano, o festival traz alguns dos mais representativos autores do gênero: o argentinoRodrigo Frésan e os brasileiros Cristóvão Tezza, Alberto Mussa, Caetano W. Galindo, Ronaldo Correia de Brito, Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira, Cíntia Moscovitch, Maria Valéria Rezende, Fernando Monteiro e Lourival Holanda.

A abertura do festival acontece na quinta-feira, dia 20 de agosto, às 19h, no Forte das Cinco Pontas, com a leitura dramática inédita de A Paixão Segundo GH, que será realizada pela atriz Luciana Lyra, sob a direção do premiado dramaturgo pernambucano Newton Moreno. Ainda nesse dia, o professor de Literatura Francesa da UFPE, Lourival Holanda, e a escritora Cíntia Moscovitch, conversarão sobre os 50 anos do romance de Clarice Lispector, na mesa “E, finalmente, meu amor, sucumbi”. Já a jornalista Geórgia Alves será responsável pela programação infantil. Veja a programaçao completa.

Uma festa de verdade para o livro

Nos dias 30 e 31, livreiros de todo o Estado estarão reunidos na Festa do Livro, que será realizada na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. Na ocasião, atrações especiais irão se apresentar no local. No sábado, dia 30, a partir das 17h, haverá o recital poético-musical do Quarteto em Poesia, composto por Allan Sales, Rafael Moura, Clécio Rimas e Ana Barbosa. Já no domingo, dia 31, o grupo Dois Cordéis apresenta performance poético-musical, a partir das 15h. Do grupo participam Altair Leal, Vitor Aragão e José Evangelista. As apresentações acontecem na Av. Rio Branco.

Sem mais artigos