O Fantasticon aborda os vampiros, steampunks, alienígenas, e ainda conta com curiosidades sobre os bastidores da literatura, mostrando a criação literária e o mercado editorial do segmento. O evento acontece dias 13 e 14 de agosto. A abertura aposta no pop com o “Realismo Fantástico nas Novelas Brasileiras”, palestra com Tiago Santiago, autor da novela “Os Mutantes”, da TV Record, (dia 12, das 19h às 21h) e, a partir daí, mostra outras formas mais alternativas de produzir o fantástico. Há ainda a presença de autores brasileiros como Max Mallmann (autor de “Confissão do Minotauro”) e representantes do selo brasileiro da literatura.

“A proposta é incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o fantástico no Brasil”, explica o curador Silvio Alexandre. Segundo ele, o principal motivo que faz o evento existir desde 2007 com tanta variedade é que as definições e estudos sobre o fantástico sempre estarão incompletas. “Ela é um gênero em constante transformação, reescrevendo-se de acordo como zeitgeist – palavra alemã que designa “o espírito da época” – e vigora com força inexplicável em determinado lugar e em certo período, pensando sempre nas relações do texto com seus pressupostos históricos, sociais e culturais”.

Confira as principais atrações:

EXPOSIÇÃO: O VAMPIRO NO BRASIL – UMA FANTÁSTICA JORNADA
Curadoria: Silvio Alexandre e Adriano Siqueira.
| Espaço temático. Dias 13 e 14, a partir das 11h

PAINEL INTERATIVO: TRANSFORME-SE EM STEAMPUNK
Usando roupas, chapéus e acessórios, o público poderá se transformar em um steamer (adepto do Steampunk).
| Espaço temático. Dias 13 e 14, 13h às 17hAS FRONTEIRAS DA LITERATURA FANTÁSTICA
Bate-papo entre Manuel da Costa Pinto (colunista da Folha de S. Paulo e curador da Festa Literária Internacional de Parati/Flip) e Nelson de Oliveira (autor de livros como “Poeira: Demônios e Maldições”e “A Oficina do Escritor”).
O encontro enfoca diversas correntes da literatura fantástica no Brasil, como ficção cientifica, fantasia e terror.
| Sala. Dia 13, das 14h30 às 15h30

LITERATURA FANTÁSTICA: A EXPERIÊNCIA MEXICANA
Palestra com Miguel Ángel Fernández. Tradução: Martha Argel.
O escritor e historiador mexicano mostrará que a ficção cientifica é uma das peças-chave para se entender a literatura fantástica latino-americana.
| Sala. Dia 13, das 15h30 às 16h30

CELEBRAÇÃO DO PROJETO SELO BRASILEIRO
Com Allan Pitz, Ana Paula Bergamasco, Carolina Estrella, Darlan Soares, Carlos Eduardo Bonito, Fabian Balbinot, Fabio Guolo, Georgette Sillen, Liana Cupini, Marcio Sheibler, Marcos Bulzara e Marson Alquati.
Projeto criado por um grupo de autores nacionais que viajam pelo Brasil divulgando e incentivando a literatura e a cultura do país.
| Espaço temático. Dia 13, das 16h30 às 17h

HISTÓRIA, MATÉRIA-PRIMA DA LITERATURA FANTÁSTICA
Debate entre Christopher Kastensmidt (autor da série de fantasia “A Bandeira do Elefante e da Arara”), Max Mallmann (autor de livros como “Confissão do Minotauro”), Roberto Causo (autor do livro de fantasia “A Sombra dos Homens”) e Ana Cristina Rodrigues (única mulher a presidir o Clube de Leitores de Ficção Científica e fundadora da Fábrica dos Sonhos).
Os convidados falam sobre a produção crescente em várias vertentes: da história alternativa à fantasia histórica, a ficção histórica, o retrofuturismo do Steampunk e movimentos correlatos.
| Sala. Dia 13, das 17h às 18h

SEXO & FICÇÃO CIENTÍFICA: OS RELACIONAMENTOS ENTRE HUMANOS E ALIENÍGENAS
Palestra com Gerson Lodi-Ribeiro (autor de duas noveletas na versão brasileira da Asimov’s: “Alienígenas Mitológicos” e “A Ética da Traição”).
O autor aborda os enfoques literários e cinematográficos do sexo com alienígenas, das relações platônicas e explícitas e das formas alienígenas de amar e fazer sexo.
| Sala. Dia 13, das 18h30 às 19h30

Veja a programação completa aqui.

Sem mais artigos